São Paulo - Dez dos 20 clubes da Série B do Campeonato Brasileiro não começaram nada bem a temporada 2015. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, a metade dos clubes que brigará pelo acesso à elite nacional - hoje - está fora da disputa pelo título dos Campeonatos Estaduais. Como comparação, na Série A eram apenas três no início da semana.
Náutico e Santa Cruz só entraram na parte boa do Pernambucano, na briga pelo título, mesmo assim decepcionaram e estão longe das semifinais. O ABC também tem chances remotas de levar o título do 1º turno no Potiguar. No Centro-Oeste, a mancada é do Atlético Goianiense, fora do G4.
Boa Esporte, no Estadual Mineiro, e Bragantino, no Paulistão, também não carimbariam o passaporte para a próxima fase. O Braga ainda luta contra o descenso. O Paysandu foi outro clube que entristeceu seus torcedores. O Papão sequer se classificou para as finais do turno. No próximo final de semana, o clube paraense terá nova chance com o início do 2º turno.Entre todos os clubes da Série B, apenas o CRB ainda não iniciou a disputa no Estadual. O Galo tem jogado apenas pela Copa do Nordeste. Mas no Regional, o CRB está fora da zona de classificação. Nem tudo, porém, é decepção entre os clubes da Série B. Botafogo, Ceará e Sampaio Corrêa, por exemplo, lideram seus grupos ou seus Estaduais.
A dupla baiana, Bahia e Vitória, está nas quartas de final do Estadual. Já o Luverdense marca presença no G3 do Mato-grossense. O Mogi Mirim se garante no G2 do Paulistão. Há ainda o América Mineiro no G4 e o Paraná no G8 dos seus Estaduais. O Oeste, único clube da Série B que não disputa a elite do Estadual, está no G4 da Série A2 Paulista (equivalente à 2ª divisão). No futebol, porém, tudo é muito dinâmico e as coisas podem mudar de uma hora para outra.