Portal Eventos
Copa Africana de Nações
Em 09 de fevereiro de 2013 às 10:46

Egito esteve fora da CAN 2013 e Nigéria pode se isolar na terceira colocação

Burkina Faso, por sua vez, realiza sua melhor campanha e busca o primeiro título na CAN

da Redação -

São Paulo - Primeiro campeão da Copa Africana de Nações, em 1957, e maior vencedor com sete títulos, o Egito esteve fora da Edição 2013. Aproveitando-se disso, a Nigéria quer se consolidar na terceira colocação e diminuir a diferença para o recordista de títulos.

Os nigerianos somam duas conquistas, assim como a Seleção da República Democrática do Congo. Camarões e Gana aparecem com quatro títulos cada. A final da Copa Africana de Nações será, neste domingo, às 16 horas, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo, entre a sensação Burkina Faso e a favorita Nigéria. O campeão vai representar a África na Copa das Confederações no Brasil.

O primeiro título da Nigéria na CAN foi em 1980, quando a Seleção ganhou em casa. O bi veio em 1994. A Nigéria, junto com Gana, também organizou a Copa Africana de Nações em 2000. Os nigerianos ainda foram vice-campeões em 1984, 1988, 1990 e 2000. A história de Burkina Faso, porém, é bem mais simples. O país sediou a CAN em 1998. Burkina Faso jamais tinha chegado à final da competição.

As Seleções de Zâmbia - atual campeã -, Tunísia, África do Sul, Costa do Marfim, Argélia, Marrocos, Congo, Sudão e Etiópia ostentam um título cada da Copa Africana de Nações.

O campeão da CAN 2013 entrará no Grupo B da Copa das Confederações ao lado de Espanha, Taiti e Uruguai. A estreia será diante do Taiti, em 17 de junho, às 16 horas, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Regulamento:
As 16 Seleções, separadas em quatro grupos de quatro, se enfrentarão dentro das próprias chaves. As duas melhores de cada grupo passarão para as quartas-de-final. Esta fase, assim como a semifinal, disputa do terceiro lugar e final, serão disputadas em apenas um jogo. Em caso de empate, a partida terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.