Portal Eventos
Piauiense 1ª Divisão
Em 25 de maio de 2014 às 19:58

Ríver encerra jejum de sete anos e volta a conquistar o título piauiense

Com a 28ª conquista estadual, Galo ainda se garantiu na Série D do Brasileirão

da Redação -

Piauí - O Ríver, após sete anos, voltou a faturar o título do Campeonato Piauiense. Maior vencedor do Estado, o clube da capital Teresina superou o Piauí na final com empates, por 2 a 2 e 0 a 0. Os dois jogos da final foram realizados no Estádio Albertão. Para chegar à final, o Ríver venceu o 2º Turno, enquanto o PEC foi campeão do 1º Turno. (Confira a página exclusiva do campeão Ríver no Sr. Goool!)

Esta foi a 28ª conquista do Galo Carijó que não vencia o Estadual desde 2007. De quebra, o Ríver se garantiu na Série D do Brasileirão, enquanto o Piauí aumentou o jejum de títulos. Desde 1985, o PEC - dono de cinco conquistas - não dá a volta olímpica no Estado. Nos dois duelos da decisão, não houve venda de ingressos. As entradas foram trocadas por um quilo de alimento.

Os rivais da capital também encerraram jejum de 12 anos. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, desde 2002, dois clubes da capital não ficavam frente a frente na decisão do Estadual. Naquela oportunidade, o Ríver superou o Flamengo e ficou com o título piauiense.

Só em 2014, este foi o quarto duelo entre Ríver e Piauí. Além dos dois empates na decisão, os rivais também empataram, por 3 a 3, e o Ríver chegou a vencer o PEC, por 3 a 0.

Campeão!
A campanha do título do Ríver contou com oito vitórias (quatro em casa e quatro fora), sete empates (quatro como mandante e três como visitante) e três derrotas fora de casa. Aproveitamento de 57,4%. O clube ainda anotou 35 gols (14 como mandante e 21 como visitante) e sofreu 15 (três em casa e 12 fora).

A Edição 2014 do Campeonato Piauiense foi encerrada com 64 partidas, sendo 28 vitórias dos mandantes, 17 triunfos dos visitantes e 19 empates. O Estadual do Piauí ainda contabilizou 182 gols com 101 dos donos da casa e 81 dos visitantes. Média de 2,84 tentos por partida.

O empate, por 1 a 1, foi o resultado mais repetido do campeonato - oito vezes. Individualmente, Parnahyba e Ríver foram os clubes que mais venceram (8). O Ríver ainda teve o melhor ataque (35) e a melhor defesa (15). Sem falar que o clube da capital também foi o que menos perdeu (3), assim como o Piauí.