Portal Eventos
Gaúcho 1ª Divisão
Em 08 de fevereiro de 2014 às 03:43

Clássico Bra-Pel voltará a acontecer após 16 anos no Campeonato Gaúcho

Clássico completou 100 anos em 2013 e terá sua 360ª edição na atual temporada

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - Fla-Flu, Gre-Nal... Clássicos importantes. Isso ninguém duvida. Mas neste final de semana, o futebol brasileiro terá outra peleja muito aguardada. O tradicional duelo gaúcho Bra-Pel, entre Brasil e Pelotas, voltará a acontecer na elite do Estadual do Rio Grande do Sul após 16 anos. O clássico completou 100 anos em 2013 e terá sua 360ª edição na atual temporada.

Os rivais se enfrentaram no Gauchão, pela última vez, em 15 de março de 1998. Naquela oportunidade, o Pelotas bateu o Brasil, por 1 a 0, em casa. Neste domingo, às 17 horas, a dupla voltará a se encarar na Boca do Lobo, em Pelotas pela 7ª rodada do Campeonato Gaúcho.

 Pelotas venceu o primeiro clássico, mas a vantagem na peleja é do Brasil!
Pelotas e Brasil estiveram no Gauchão de 1999, mas não ficaram frete a frente por causa do regulamento. Com o tempo, o desencontro só aumentou entre os dois clubes de Pelotas - distante 250 km da capital Porto Alegre. A última vez do Brasil na elite gaúcha tinha sido em 2009.

Na oportunidade, o elenco sofreu um grave acidente de ônibus e perdeu Cláudio Milar, ídolo da torcida, o zagueiro Régis e o treinador de goleiros Giovani Guimarães. O clube não encontrou forças para reagir dentro de campo e acabou na 2ª Divisão. Enquanto isso, o Pelotas subiu em 2009 e se manteve na elite até agora.

Ao longo dos 359 confrontos, o Brasil leva vantagem com 127 vitórias e 510 gols. O Pelotas soma 110 triunfos e 498 triunfos. Houve ainda 122 empates. O primeiro Bra-Pel, porém, foi vencido pelo Pelotas e por goleada (5 a 0), em 20 de abril de 1913.

Momento!

A campanha do Brasil é amplamente superior a apresentada pelo rival. O Xavante vem de duas vitórias seguidas e ainda está invicto no Grupo A. Após derrotar o Novo Hamburgo, 1 a 0, fora de casa, o Brasil garantiu a vice-liderança com 13 pontos, cinco a menos do que o líder e também invicto Internacional.

O Colorado, aliás, foi o algoz do Pelotas na rodada passada (1 a 0). Com mais este tropeço, o Lobo estacionou nos quatro pontos, na penúltima colocação do Grupo B. O rebaixamento no Gauchão é definido na classificação geral. Os três piores colocados caem. O Pelotas, hoje, está na vice-lanterna e seria rebaixado. No ranking de público, o Brasil ostenta média de 3.058 pagantes, a 2ª melhor do Gauchão. O Pelotas, por sua vez, ocupa o 5º lugar com média de 1.203 torcedores.