Portal Eventos
Copa do Mundo Masculino
Em 12 de janeiro de 2014 às 06:01

Luiz Felipe Scolari poderá igualar italiano e entrar para a história da Copa do Mundo

Vicente Del Bosque, além do brasileiro, também poderá vencer seu segundo mundial

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Vittorio Pozzo é o único técnico que já conquistou duas vezes a Copa do Mundo. Mas em 2014, o italiano - já morto - poderá ganhar um companheiro nesta façanha mundial. O brasileiro Luiz Felipe Scolari terá a chance de faturar seu segundo título da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira. Felipão ganhou o mundo em 2002, no torneio da Coreia do Sul e do Japão.

Naquela oportunidade, o Brasil venceu todos os sete jogos. A Seleção Brasileira passou por Turquia, Costa Rica e China na Primeira Fase. Bélgica (oitavas-de-final), Inglaterra (quartas-de-final) e Turquia (semifinal) também ficaram pelo caminho. O título foi obtido em cima da Alemanha - 2 a 0 - com dois gols de Ronaldo Fenômeno.

 Felipão levou a Seleção Brasileira ao título mundial em 2002 e, agora, quer repetir a façanha!
Felipão ganha todos os holofotes por estar em seu país e pelo fato de que a Seleção Brasileira é a maior vencedora do torneio (cinco títulos). Mas há outro treinador com chances de igualar o italiano Vittorio Pozzo. Vicente Del Bosque, atual campeão do mundo, estará no Brasil a frente - outra vez - da Seleção Espanhola.

A Espanha, campeã do mundo em cima da Holanda - vitória na prorrogação -, venceu Honduras e Chile na Primeira Fase, mas caiu na estreia diante da Suíça. Portugal (oitavas-de-final), Paraguai (quartas-de-final) e Alemanha (semifinal), por outro lado, ficaram pelo caminho nos duelos diante dos espanhóis no mata-mata.

Dobradinha!
Mas Felipão não poderá igualar o treinador da Seleção Italiana em um quesito. Vittorio Pozzo foi campeão da Copa do Mundo duas vezes consecutivas. Em 2014, apenas o espanhol Vicente Del Bosque terá a chance de empatar também esta façanha. Em 1934, a Itália foi campeã em cima da Tchecoslováquia. No Mundial seguinte, em 1938, foi a vez dos italianos, com o dedo de Vittorio Pozzo, derrotarem a Hungria.

Ao longo das 19 edições da Copa do Mundo, todos os técnicos campeões do mundo eram da mesma nacionalidade do país campeão. Vicente Italo Feola foi o primeiro técnico brasileiro a ser campeão da Copa, em 1958. Quatro anos depois, Aymore Moreira garantiu o bi. Em 1970, foi a vez de Mário Jorge Lobo Zagallo dar ao país o terceiro título mundial. Já a quarta conquista foi obtida, em 1994, com Carlos Alberto Parreira. O treinador faz parte da atual comissão técnica de Luiz Felipe Scolari.

O Mundial 2014 terá cinco seleções da África (Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia), seis da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai), quatro da CONCACAF (EUA, Costa Rica, Honduras e México), 13 da Europa (Itália, Holanda, Alemanha, Suíça, Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Espanha, Inglaterra, Rússia, Grécia, Croácia, Portugal e França) e quatro da Ásia (Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália - é da Oceania, mas disputa as Eliminatórias Asiáticas).

Todos aqui!
A Copa do Mundo terá, pela 9ª vez, todos os campeões mundiais em uma mesma edição. Em 2014, o Brasil - maior vencedor do torneio - receberá, Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha. Essas oito seleções, ao menos uma vez, já venceram a Copa do Mundo.

Campeões!
A Seleção Brasileira é a maior vencedora da Copa do Mundo com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Com uma conquista a menos aparece a Seleção Italiana (1934, 1938, 1982 e 2006). Já a Alemanha ostenta três títulos (1954, 1974 e 1990). Argentinos (1978 e 1986) e uruguaios (1930 e 1950) venceram o Mundial em duas oportunidades cada. Enquanto isso, a Seleção Espanhola - atual campeã - puxa a fila das seleções com um título que ainda tem França (1998) e Inglaterra (1966).

Retornos!
Das 32 seleções que estiveram na última Copa do Mundo na África do Sul, apenas oito não estarão no Brasil. A África é uma delas, assim como Paraguai, Coreia do Norte, Nova Zelândia, Eslovênia, Dinamarca, Eslováquia e Sérvia. Enquanto isso, dez das 13 seleções que estiveram na Copa de 1950 no Brasil voltarão ao país. Suécia, Paraguai e Bolívia serão as ausências. Brasil, país-sede, Espanha, Suíça, Itália, Inglaterra, Chile, EUA, México, Uruguai e Croácia que, em 1950, esteve sob a batuta da Iugoslávia, estarão em solo brasileiro.

Regulamento:
Divididas em oito grupos com quatro países cada, as Seleções enfrentarão os rivais do próprio grupo. As duas melhores de cada grupo se classificarão para as oitavas-de-final. No mata-mata até a grande decisão, em caso de empate, terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.

Confira todos os técnicos campeões do mundo:

1930 (Uruguai)
Alberto Suppici (Uruguaio)

1934 (Itália)
Vittorio Pozzo (Italiano)

1938 (Itália)
Vittorio Pozzo (Italiano)

1950 (Uruguai)
Juan Lopez (Uruguaio)

1954 (Alemanha Ocidental)
Josef Herberger (Alemão)

1958 (Brasil)
Vicente Italo Feola (Brasileiro)

1962 (Brasil)
Aymore Moreira (Brasileiro)

1966 (Inglaterra)
Alfred Ernest Ramsey (Inglês)

1970 (Brasil)
Mario Jorge Lobo Zagallo (Brasileiro)

1974 (Alemanha Ocidental)
Helmut Schön (Alemão)

1978 (Argentina)
Cesar Luis Menotti (Argentino)

1982 (Itália)
Enzo Bearzot (Italiano)

1986 (Argentina)
Carlos Salvador Bilardo (Argentino)

1990 (Alemanha Ocidental)
Franz Beckenbauer (Alemão)

1994 (Brasil)
Carlos Alberto Parreira (Brasileiro)

1998 (França)
Aimé Jacquet (Francês)

2002 (Brasil)
Luis Felipe Scolari (Brasileiro)

2006 (Itália)
Marcello Lippi (Italiano)

2010 (Espanha)
Vicente Del Bosque (Espanhol)

*Com informações da FIFA