Portal Eventos
Copa do Nordeste
Em 29 de janeiro de 2013 às 08:25

Estado da Bahia tem o melhor aproveitamento da Copa do Nordeste 2013

Segunda colocação é a grande surpresa com o Estado de Sergipe

da Redação -

Bahia - Maior vencedor da Copa do Nordeste com seis títulos, o Estado da Bahia tem o melhor aproveitamento na Edição 2013. Com três representantes na competição (Bahia, Feirense e Vitória), o Estado baiano ostenta aproveitamento de 62,96% após as três primeiras rodadas.

O bom desempenho da Bahia se deve, principalmente, a campanha do Vitória. Quatro vezes campeão da Copa do Nordeste, o Leão baiano é o único clube que ainda ostenta aproveitamento de 100%. O rival Bahia, duas vezes campeão, também está invicto com dois triunfos e um empate. O contraste é o Feirense que ainda não venceu (um empate e duas derrotas).

A grande surpresa, porém, aparece na segunda colocação. Com fracas campanhas ao longo dos anos e sem título na galeria, o Estado do Sergipe apresenta aproveitamento de 55,55%. Confiança (duas vitórias e uma derrota) e Itabaiana (uma vitória, um empate e uma derrota) estariam classificados à próxima fase da Copa do Nordeste.

O Sergipe, inclusive, está a frente de Pernambuco - campeão com o Sport. Com três representantes (Salgueiro, Santa Cruz e Sport), o Estado pernambucano tem aproveitamento de 51,85%. O melhor desempenho é do Santa Cruz, com duas vitórias e uma derrota. O Estado de Alagoas, por outro lado, deixa a desejar e não classificaria nenhum clube se a primeira fase terminasse hoje.

O Estado alagoano tem aproveitamento de só 16,66%. Sem falar que o ASA é o pior clube da competição com três derrotas em três jogos. O CRB não fica atrás e apresenta um triunfo e dois tropeços. Rio Grande do Norte (38,88%), Ceará e Paraíba (44,44%) completam a parte inferior da tabela.

Dos 16 clubes da primeira fase, hoje estariam classificados: Bahia, Itabaiana, Confiança, Sport, Vitória, América de Natal, Campinense e Santa Cruz. São dois clubes da Bahia, de Pernambuco e de Sergipe, um de Natal e outro da Paraíba.

Regulamento:
Os 16 clubes serão divididos em quatro grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, vão se classificar os dois melhores de cada chave. Nas quartas-de-final, semifinal e final, a disputa será por mata-mata.

Em caso de empate no mata-mata, os critérios de desempate serão maior saldo de gols, maior números de gols a favor no campo do adversário e pênaltis.

Confira o aproveitamento por Estados na Copa do Nordeste:

1 - BAHIA (62,96%)
Vitória (3 vitórias)
Bahia (2 vitórias e 1 empate)
Feirense (1 empate e 2 derrotas)

2 - SERGIPE (55,55%)
Confiança (2 vitórias e 1 derrota)
Itabaiana (1 vitória, 1 empate e 1 derrota)

3 - PERNAMBUCO (51,85%)
Santa Cruz (2 vitórias e 1 derrota)
Sport (1 vitória e 2 empates)
Salgueiro (1 vitória e 2 derrotas)

4 - PARAÍBA (44,44%)
Campinense (2 vitórias e 1 empate)
Sousa (1 empate e 2 derrotas)

5 - CEARÁ (44,44%)
Ceará (1 vitória, 1 empate e 1 derrota)
Fortaleza (1 vitória, 1 empate e 1 derrota)

6 - RIO GRANDE DO NORTE (38,88%)
América (2 vitórias e 1 derrota)
ABC (1 empate e 2 derrotas)

7 - ALAGOAS (16,66%)
CRB (1 vitória e 2 derrotas)
ASA (3 derrotas)