São Paulo - O Brasil entrou para uma seleta lista ao sediar a Copa do Mundo pela segunda vez. Apenas Itália, França, México e Alemanha já tiveram este privilégio em 20 edições do torneio. E se depender do retrospecto, o país verde e amarelo poderá acabar no lugar mais alto do pódio.
Dos quatro países que já receberam as melhores seleções do mundo em duas oportunidades, apenas o México não venceu diante de seus torcedores. A Itália foi a primeira seleção a comemorar dentro de casa. Em 1934, os italianos não deram chances a antiga Tchecoslováquia. Mas em 1990, a festa foi da Alemanha em cima da Argentina. A Itália acabou com o 3º lugar.Já a vitória francesa não é muito bem lembrada pelos brasileiros. Antes do título, porém, a França sediou a Copa de 1938 e deixou o título com a Itália - campeã em cima da Hungria. Os franceses não passaram da Primeira Fase. Mas tudo mudou em 1998, quando a França voltou a receber o Mundial e, desta vez, comemorou o título em cima do Brasil com show de Zidane.
Em 1974, a Alemanha recebeu as seleções, mas não deu chances a ninguém. Os alemães deram a volta olímpica em cima da Holanda. Em 2006, quando voltou a receber a Copa, a Alemanha, porém, acabou com a 3ª colocação. O título ficou com a Itália - campeão em cima da França.
Agora, chegou a vez da Seleção Brasileira dar alegria ao torcedor. Maior vencedor da Copa do Mundo com cinco títulos, o Brasil sediou o Mundial de 1950. Mas o título que parecia certo, acabou nas mãos do Uruguai no jogo que ficou conhecido como Maracanazo.
Para a Copa de 2014, 21 seleções já carimbaram o passaporte. São elas: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Itália, Holanda, Alemanha, Suíça, Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Espanha, Inglaterra, Rússia, EUA, Costa Rica, Honduras, Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália.Repescagem:
Garantido pela CONCACAF, o México terá que disputar a repescagem contra a Nova Zelândia - classificada na Oceania. Enquanto isso, a Seleção Uruguaia disputará a repescagem contra a Jordânia, que venceu o duelo diante do Uzbequistão nas Eliminatórias da Ásia.
Já Croácia, Suécia, Romênia, Islândia, Portugal, Grécia, Ucrânia e França terão que disputar a repescagem para as últimas quatro vagas da Europa. Os duelos serão definidos por sorteio. Serão quatro mata-matas simples.
Campeões!
Maior vencedor da Copa do Mundo - cinco títulos -, o Brasil será o país-sede do Mundial em 2014. Enquanto isso, a Itália apresenta quatro títulos mundiais, contra três da Alemanha. Argentina e Uruguai venceram em duas oportunidades cada. Espanha - atual campeã -, França e Inglaterra somam uma conquista cada.
Confira os países que já sediaram a Copa do Mundo em duas oportunidades:
Itália (1934 e 1990)
França (1938 e 1998)
México (1970 e 1986)
Alemanha (1974 e 2006)
Brasil (1950 e 2014)