Portal Eventos
Notícias
Em 19 de outubro de 2013 às 11:46

Brasil é o 5º país a sediar a Copa do Mundo em duas oportunidades

Dos quatro países que já receberam a Copa duas vezes, apenas o México não venceu em casa

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Brasil entrou para uma seleta lista ao sediar a Copa do Mundo pela segunda vez. Apenas Itália, França, México e Alemanha já tiveram este privilégio em 20 edições do torneio. E se depender do retrospecto, o país verde e amarelo poderá acabar no lugar mais alto do pódio.

Dos quatro países que já receberam as melhores seleções do mundo em duas oportunidades, apenas o México não venceu diante de seus torcedores. A Itália foi a primeira seleção a comemorar dentro de casa. Em 1934, os italianos não deram chances a antiga Tchecoslováquia. Mas em 1990, a festa foi da Alemanha em cima da Argentina. A Itália acabou com o 3º lugar.

Já a vitória francesa não é muito bem lembrada pelos brasileiros. Antes do título, porém, a França sediou a Copa de 1938 e deixou o título com a Itália - campeã em cima da Hungria. Os franceses não passaram da Primeira Fase. Mas tudo mudou em 1998, quando a França voltou a receber o Mundial e, desta vez, comemorou o título em cima do Brasil com show de Zidane.

Em 1974, a Alemanha recebeu as seleções, mas não deu chances a ninguém. Os alemães deram a volta olímpica em cima da Holanda. Em 2006, quando voltou a receber a Copa, a Alemanha, porém, acabou com a 3ª colocação. O título ficou com a Itália - campeão em cima da França.

Agora, chegou a vez da Seleção Brasileira dar alegria ao torcedor. Maior vencedor da Copa do Mundo com cinco títulos, o Brasil sediou o Mundial de 1950. Mas o título que parecia certo, acabou nas mãos do Uruguai no jogo que ficou conhecido como Maracanazo.

 Sede em 50, Brasil perdeu aquela Copa, mas agora aposta no técnico do penta para fazer história!
Para a Copa de 2014, 21 seleções já carimbaram o passaporte. São elas: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Itália, Holanda, Alemanha, Suíça, Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Espanha, Inglaterra, Rússia, EUA, Costa Rica, Honduras, Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália.

Repescagem:
Garantido pela CONCACAF, o México terá que disputar a repescagem contra a Nova Zelândia - classificada na Oceania. Enquanto isso, a Seleção Uruguaia disputará a repescagem contra a Jordânia, que venceu o duelo diante do Uzbequistão nas Eliminatórias da Ásia.

Já Croácia, Suécia, Romênia, Islândia, Portugal, Grécia, Ucrânia e França terão que disputar a repescagem para as últimas quatro vagas da Europa. Os duelos serão definidos por sorteio. Serão quatro mata-matas simples.

Campeões!
Maior vencedor da Copa do Mundo - cinco títulos -, o Brasil será o país-sede do Mundial em 2014. Enquanto isso, a Itália apresenta quatro títulos mundiais, contra três da Alemanha. Argentina e Uruguai venceram em duas oportunidades cada. Espanha - atual campeã -, França e Inglaterra somam uma conquista cada.

Confira os países que já sediaram a Copa do Mundo em duas oportunidades:

Itália (1934 e 1990)

França (1938 e 1998)

México (1970 e 1986)

Alemanha (1974 e 2006)

Brasil (1950 e 2014)