Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 28 de setembro de 2013 às 15:40

Radar Sr. Goool: Conheça o destino do quarteto que subiu na Série D em 2009

São Raimundo e Alecrim fracassaram, enquanto o Macaé parou no tempo e a Chapecoense se deu bem

da Redação -

São Paulo - O Sr. Goool inicia, neste sábado, uma série para desvendar o paradeiro dos clubes que conquistaram o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro - de 2009 para cá. A matéria foi sugerida por Mateus Schuler*. No primeiro capítulo, o Sr. Goool analisará a trajetória de São Raimundo-PA, Macaé-RJ, Chapecoense-SC e Alecrim-RN - todos os clubes que subiram, em 2009, da última divisão nacional.

O São Raimundo fez história ao conquistar o primeiro título da Série D. O clube havia se classificado para o torneio nacional graças ao vice-campeonato estadual no mesmo ano. A Pantera, porém, perdeu o faro já na temporada seguinte. O São Raimundo abriu o ciclo de bate e volta na Série C ao ser rebaixado com a pior campanha e sem vitória em 2010 - três empates e cinco derrotas.

O clube paraense ainda tentou uma nova chance na Série D 2011, mas patinou e foi eliminado no 27º lugar no geral. De lá para cá, o São Raimundo nunca mais disputou a última divisão nacional. Sinal de temporadas ruins no Estadual. Neste ano, por exemplo, o clube de Santarém, sequer, entrou na fase principal do Campeonato Paraense.

No trilho!
Enquanto isso, a história do Macaé não tem altos e baixos, mas também não anima seu torcedor. O clube fluminense subiu para a Série C em 2009 e não saiu mais do terceiro escalão nacional. Em 2010, o Macaé bateu na trave ao terminar com a 5ª melhor campanha. Mas no ano seguinte, o clube quase caiu - teve que se contentar com o 14º lugar. Já no ano passado, o Macaé foi o 7º colocado.

Se o São Raimundo naufragou e o Macaé parou no tempo, chegou a vez de quem se deu bem. A Chapecoense conquistou o acesso, em 2009, com a 3ª melhor campanha da Série D. Para chegar à última divisão nacional, a Chape foi vice-campeã estadual - perdendo apenas para o Avaí, único integrante catarinense na Série A naquela temporada. Nos dois anos seguintes, o clube catarinense se manteve na Série C. Em 2010, a Chape ficou no 7º lugar e, em 2011, bateu na trave com a 5ª colocação.

Mas no ano passado, a Chapecoense não pisou na bola e subiu para a Série B em 3º lugar. Não satisfeito, o Verdão está prestes a conquistar o acesso à Série A do Brasileirão. Hoje, a Chapecoense ocupa a vice-liderança da Série B. Bem no Nacional e bem no Estadual. Durante esse período de afirmação e sucesso no Brasileirão, a Chapecoense ainda foi campeã catarinense, em 2011, e vice em 2013.

 Chapecoense foi o único clube que teve sucesso após o acesso na Série D de 2009!
Cadê?

Por fim, o Alecrim foi o último a subir de divisão em 2009. A trajetória do clube potiguar é parecida com a apresentada pelo São Raimundo. O Alecrim não conseguiu se dar bem na Série C e acabou rebaixado em 2010. O clube ainda teve uma nova oportunidade na Série D 2011, mas não passou do 29º lugar. Com fracas campanhas no Campeonato Potiguar, o Alecrim jamais voltou para o Nacional.

Nos próximos dias, o Sr. Goool contará a trajetória dos outros clubes que conquistaram o acesso na Série D. Em 2013, Botafogo-PB, Juventude-RS e Salgueiro-PE - que fez história - já subiram para a Série C. A última vaga será disputada entre Mixto-MT e Tupi-MG.

Confira os acessos da Série D do Brasileirão:

2009

São Raimundo-PA (campeão)
Macaé-RJ
Chapecoense-SC
Alecrim-RN

2010

Guarany-CE (campeão)
Madureira-RJ
Araguaína-TO
Joinville-SC

2011

Tupi-MG (campeão)
Santa Cruz-PE
Cuiabá-MT
Oeste-SP

2012

Sampaio Corrêa-MA (campeão)
CRAC-GO
Baraúnas-RN
Mogi Mirim-SP

2013

Botafogo-PB
Juventude-RS
Salgueiro-PE

*Matéria sugerida por Mateus Schuler™ (@reportermateus)