Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 21 de setembro de 2013 às 15:08

Equilibrado, Brasiliense destoa dos rivais caseiros no Grupo A da Série C

Dos oito clubes que poderão terminar a rodada no G4, Jacaré é o único com desempenho melhor fora de casa

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Distrito Federal - Oito clubes poderão terminar a rodada deste domingo na zona de classificação do Grupo A na Série C do Campeonato Brasileiro. Destes oito clubes, apenas o Brasiliense mostra equilíbrio em casa e fora. Todos os outros sete são excessivamente caseiros.

A campanha do clube candango como mandante e visitante é praticamente a mesma. Na 4ª colocação com 26 pontos, o Brasiliense ostenta aproveitamento de 57,1% diante da torcida e de 51,9% fora de casa. Mesmo com aproveitamento melhor em casa, o Brasiliense tem mais pontos fora. O fato acontece porque o Jacaré atuou sete vezes como mandante - duas a menos do que como visitante.

 Em casa ou fora, Brasiliense tenta sempre manter o padrão no Grupo A da Série C!
Diante da torcida, o Brasiliense soma 12 pontos (três vitórias e três empates), enquanto fora de casa foram obtidos 14 pontos (quatro triunfos e dois empates). Todas as outras campanhas privilegiam o fator casa. Basta ver o desempenho do líder Fortaleza.

Ao lado da massa tricolor, o Fortaleza abocanhou 20 dos seus 27 pontos. Aproveitamento de 83,3%, contra apenas 29,2% fora de casa. O aproveitamento geral do Leão do Pici é de 56,3%. O mesmo acontece com o Luverdense, ainda com a cabeça inchada por ter sido derrotado pelo já rebaixado Rio Branco (1 a 0) fora de casa.

Por conta desse tipo de tropeço, o LEC ostenta aproveitamento de só 29,2% longe da torcida. Em casa, o desempenho é igual ao apresentado pelo Fortaleza - 20 pontos dos 27 conquistados em 16 jogos. Até o Treze, que é novato no G4, aposta na força de sua torcida para se classificar. São 17 pontos em casa e nove fora.

Mesmas armas...
Os postulantes ao G4 querem seguir à risca a receita de sucesso dos três melhores clubes do Grupo A. Águia, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e CRB são times de encher os olhos como mandantes. Já fora de casa, a história é um pouco diferente.

O Águia, por exemplo, pode não ser um primor nas arquibancadas - tem apenas a 14ª melhor média de público da Série C -, mesmo assim sabe utilizar o Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá. Dos 25 pontos conquistados em 16 jogos, 15 foram em casa.

E o que falar do Sampaio Corrêa? A campanha de mandante tem o dobro de pontos (16) do desempenho fora (8). Líder de público, o Santa Cruz vai além com seus 19 pontos em casa. Aproveitamento de 79,2%. Na 7ª colocação com 24 pontos, o Tricolor pernambucano não passa de 23,8% como visitante. Por fim, a campanha do CRB tem 15 pontos diante da torcida e nove fora.

Confira a pontuação em casa e fora dos clubes do Grupo A na Série C:

Fortaleza
Casa: 20
Fora: 7

Luverdense
Casa: 20
Fora: 7

Treze
Casa: 17
Fora: 9

Brasiliense
Casa: 12
Fora: 14

Águia
Casa: 15
Fora: 10

Sampaio Corrêa
Casa: 16
Fora: 8

Santa Cruz
Casa: 19
Fora: 5

CRB
Casa: 15
Fora: 9