Portal Eventos
Notícias
Em 14 de setembro de 2013 às 05:51

Clubes paulistas poderão bater recorde negativo nas Séries A, B e C do Brasileirão

Hoje, cinco clubes de São Paulo seriam rebaixados nas três principais divisões nacionais

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Estado de São Paulo por sua riqueza e tamanho, na maioria das vezes, tem o maior número de participantes nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Títulos e acessos ficam, teoricamente, mais fáceis para os paulistas. Mas há o outro lado da moeda. Em 2013, por exemplo, São Paulo poderá bater o recorde negativo de rebaixamento nas três principais divisões nacionais, como mostrará o Sr. Goool neste sábado.

Hoje, cinco clubes de São Paulo seriam rebaixados nas Séries A, B e C (Portuguesa, São Paulo, Ponte Preta, São Caetano e Grêmio Barueri). A marca negativa de 2013 poderá superar o recorde de 2012. No ano passado, quatro clubes amargaram o descenso. O Palmeiras caiu na Série A, enquanto Guarani e Grêmio Barueri foram degolados na Série B. Já o Santo André deu adeus na Série C.

A temporada de 2010 também não foi nada boa para os clubes do Estado de São Paulo. Se a Série C não teve nenhum representante paulista rebaixado, a Série A fez questão de empurrar Guarani e Grêmio Prudente para a Série B. Enquanto isso, o Santo André caiu para a Série C. Os outros dois anos, por outro lado, foram tranquilos. O Santo André caiu na Série A em 2009, enquanto o Marília foi rebaixado na Série C em 2011.

Momento...
A situação atual mais dramática é na Série A. Portuguesa, São Paulo e Ponte Preta estão entre os quatro piores clubes da elite. É verdade que Lusa e Tricolor venceram na rodada do meio de semana, mas a situação ainda é complicada. A Portuguesa soma 22 pontos, contra 21 do São Paulo e só 15 da Ponte Preta. A Macaca tem um jogo a menos.

Na Série B, a zona de rebaixamento que já teve o Guaratinguetá, agora conta com a companhia do São Caetano. O Azulão soma 22 pontos e tenta evitar a degola. Desde 1998 o clube do ABC não disputa o terceiro escalão nacional. Na oportunidade, o São Caetano, vice-campeão, obteve o acesso ao lado do Avaí.

 Com pouco apoio dos torcedores, Ponte Preta é um dos cinco clubes paulistas na zona de rebaixamento!
Enquanto isso, o Grêmio Barueri é a dor de cabeça dos paulistas na Série C. Lanterna do Grupo A com apenas dez pontos, o Barueri tenta evitar o segundo descenso seguido, uma vez que foi rebaixado na Série B em 2012. A má fase do clube paulista, porém, não vem de hoje. O Barueri foi rebaixado no Brasileirão em 2010 e caiu no Paulistão em 2011.

Mesmo com o momento nada bom dos paulistas, o Estado de São Paulo é o recordista de títulos das Séries A, B e C do Brasileirão. Na elite nacional são 18 conquistas, enquanto a Série B ostenta nove e a Série C já tem oito títulos da turma de São Paulo.

Confira os clubes paulistas rebaixados nas Séries A, B e C:

2009

Série A
Santo André

Série B
Nenhum clube

Série C
Nenhum clube

2010

Série A
Guarani
Grêmio Prudente

Série B
Santo André

Série C
Nenhum clube

2011

Série A
Nenhum clube

Série B
Nenhum clube

Série C
Marília

2012

Série A
Palmeiras

Série B
Guarani
Grêmio Barueri

Série C
Santo André