Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 11 de setembro de 2013 às 22:52

Rio Branco é o 3º clube do Norte a ser rebaixado na "nova" Série C

Estrelão perdeu de virada, por 2 a 1, para o Brasiliense e caiu para a última divisão nacional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Acre - Sem nenhuma surpresa, o Rio Branco foi rebaixado, na noite desta quarta-feira, na Série C do Campeonato Brasileiro ao ser derrotado pelo Brasiliense (2 a 1). O time do Acre até lutou, abriu o placar com Pretinho logo aos 2 minutos do primeiro tempo, mas levou a virada do Jacaré com tentos de Erick (contra) e Luan, aos 13 e 15 minutos do segundo tempo, respectivamente, e se tornou o 3º clube do Norte a cair para a Série D - de 2009 para cá. Antes, São Raimundo-PA (2010) e Araguaína-TO (2011) já tinham seguido o mesmo caminho.

O Estado do Acre, por outro lado, ainda não tinha tido clube rebaixado na Série C. O Rio Branco debutou neste quesito. Ao todo, 15 estados já tiveram clubes degolados para a Série D. Os recordistas do descenso no terceiro escalão nacional são Rio Grande do Sul (Juventude e Brasil) e São Paulo (Marília e Santo André) com duas quedas cada.

Em 15 jogos, o Rio Branco conquistou apenas uma vitória - 1 a 0 sobre o CRB, em casa. O clube do Acre ainda acumulou 14 derrotas (sete como mandante e sete como visitante), além de ter marcado só seis gols (pior ataque) e ter sofrido 37 (pior defesa).

Mesmo com a pior campanha da atual Série C, o Rio Branco tem média de público superior a Macaé e Águia, que estão no G4. O Sr. Goool ainda não contabilizou o público desta quarta-feira. O Estrelão levou total de 6.586 pagantes ao estádio e tem média de 941 torcedores. Já a média do Macaé é de 928 pagantes, contra 925 do Águia.

Lutar!
Confirmado o rebaixamento, o Rio Branco tentará não se tornar um dos piores clubes da Série C. Desde que o terceiro escalão assumiu esta nova fórmula de disputa, em 2009, a pior campanha é do Araguaína - obtida em 2011. Naquela oportunidade, o Araguaína somou apenas um ponto.

Em 2009, foi a vez do Marcílio Dias decepcionar. O clube catarinense foi rebaixado com apenas três pontos de 24 possíveis. A campanha do São Raimundo foi idêntica em 2010. O clube paraense também anotou três pontos em oito jogos.

Mas o cenário mudou em 2012 e os clubes passaram a ter mais jogos na Primeira Fase. Como os clubes passaram a disputar, ao menos, 54 pontos, Tupi e Guarany terminaram com as piores campanhas daquela edição, mas com 14 pontos.

Confira todos os rebaixados na Série C de 2009 para cá:

2009
Sampaio Corrêa-MA
Mixto-MT
Confiança-SE
Marcílio Dias-SC

2010
Alecrim-RN
Juventude-RS
Gama-DF
São Raimundo-PA

2011
Campinense-PB
Marília-SP
Brasil-RS
Araguaína-TO

2012
Salgueiro-PE
Santo André-SP
Guarany-CE
Tupi-MG