Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 05 de setembro de 2013 às 05:08

Campeão do turno, Cruzeiro tem histórico favorável para garantir o bi

Em apenas em três oportunidades o campeão do turno não levou o título da Série A

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - O Cruzeiro, ao derrotar o Bahia, por 3 a 1, garantiu o título simbólico do 1º Turno do Campeonato Brasileiro com uma rodada de antecedência. Com 37 pontos - quatro a mais do que o 2º colocado -, a Raposa tem motivos de sobra para acreditar na conquista da Série A 2013. Ao longo das dez edições de pontos corridos, apenas em três oportunidades o campeão do turno não levou o título definitivo da Série A.

O clube mineiro, aliás, faz parte da turma que conquistou o Brasileirão ao quadrado. Em 2003, o Cruzeiro somou 47 pontos na primeira parte da competição. Naquele ano, com 24 clubes, o turno teve 23 rodadas. Foram 14 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Aproveitamento de 68,12%. O time mineiro ainda fez 52 gols e levou 29. No 2º Turno, a Raposa se manteve na frente e abocanhou o trofeu.

 Campeão simbólico do turno, Cruzeiro tem motivos de sobra para acreditar na conquista da Série A!
Já a atual campanha do Cruzeiro conta com 11 vitórias (sete em casa e quatro fora), quatro empates (dois como mandante e dois como visitante) e três derrotas fora de casa, além de 41 tentos a favor e 18 contra. Aproveitamento de 68,5%. O Cruzeiro encerrará o 1º Turno contra o Flamengo, no domingo, às 16 horas, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Duplo!
Mas o Cruzeiro não foi o único a vencer o 1º Turno e garantir o título definitivo nos pontos corridos. O Santos também fez festa dobrada em 2004. Em 2005, assim como em 2011, foi a vez do Corinthians deixar extasiados seus torcedores. O São Paulo garantiu o bi, em 2006 e 2007, com títulos simbólicos no turno. Por fim, em 2010, o Fluminense abocanhou os dois turnos. Mas a dupla tricolor também já precisou se recuperar de um turno não tão animador.

Em 2008, o Grêmio bem que comemorou o título simbólico do 1º Turno. Mas o São Paulo se recuperou a tempo e garantiu o tricampeonato nacional. No ano seguinte foi a vez do Internacional perder força ao longo das 38 rodadas. Melhor para o Flamengo, campeão com o técnico Andrade.

A terceira e última vez em que o vencedor do turno não ficou com o título aconteceu na temporada passada. Em 2012, o Atlético Mineiro esteve no topo ao término das 19 primeiras rodadas. Mas o Fluminense se recuperou e garantiu seu segundo título nos pontos corridos.