Portal Eventos
Notícias
Em 04 de setembro de 2013 às 11:00

Eliminatórias da CONCACAF se destaca no quesito gols; América do Sul decepciona

Neste final de semana haverá jogos por todas as Eliminatórias em busca das vagas para a Copa 2014

da Redação -

São Paulo - As Eliminatórias das Américas do Norte e Central e Caribe, entre aquelas que estão em andamento, têm a melhor média de gols. Durante quatro fases, a competição ostenta média de 3,09 tentos por partida. São 402 gols no total, sendo 224 dos mandantes e 178 dos visitantes.

Na Quarta Fase, os três primeiros colocados se classificarão para a Copa do Mundo 2014, enquanto o 4º colocado disputará a repescagem. Nesta fase, as Seleções dos EUA e da Costa Rica têm o melhor ataque com sete gols em seis partidas.

Só a competição da CONCACAF ultrapassa a marca de três gols por partida. O mesmo aconteceu com as Eliminatórias da Oceania - hoje encerradas. Como a Oceania não tem vaga garantida no Mundial, a Nova Zelândia se classificou para a repescagem. O torneio foi encerrado com média de 3,67 gols por jogo. Foram contabilizados 110 tentos (61 mandantes e 49 visitantes).

De volta às eliminatórias ainda em andamento, o torneio na Ásia aparece com média de 2,92 gols por duelo. Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália já carimbaram o passaporte. Uzbequistão e Jordânia se enfrentarão pela vaga na repescagem.

Com a vitória dos mandantes, por 1 a 0, sendo o placar mais repetido, as Eliminatórias da Ásia anotaram 427 gols, sendo 272 dos donos da casa e 155 dos visitantes. A média de gols da Europa, por sua vez, é parecida com a da América do Sul. Ambas são modestas.

Enquanto as Eliminatórias Europeias têm 430 gols (216 mandantes e 214 visitantes) e média de 2,67, os sul-americanos aparecem com média de 2,64 e total de 148 gols (102 mandantes e 46 visitantes). Na lanterna do quesito estão os africanos. São 306 gols (190 mandantes e 116 visitantes) e média de só 2,51.

Neste final de semana haverá jogos por todas as Eliminatórias. Na Europa, os nove líderes dos grupos se classificarão para a Copa do Mundo. Já as oito Seleções melhores segundas colocadas terão que disputar uma repescagem no sistema de mata-mata para decidir as outras quatro vagas para o Mundial.

Na América do Sul, com o Brasil já classificado por ser país-sede, os quatro primeiros colocados vão carimbar o passaporte. O país que terminar em 5º lugar vai duelar pela vaga na repescagem.

Por fim, as Eliminatórias da África ainda estão no começo. Na Primeira Fase, após seis rodadas, apenas a primeira colocada de cada grupo passará de fase. As dez Seleções, na Segunda Fase, se enfrentarão em mata-mata. Os cinco vencedores dos confrontos se classificarão para a Copa do Mundo de 2014.