São Paulo - Espanha e Argentina decidirão o título da Copa do Mundo 2026 no próximo domingo, no Estádio MetLife, em Nova Jersey. Enquanto os espanhóis tentam se juntar a outros campeões invictos, os argentinos podem findar jejum de 24 anos sem vencedor com aproveitamento 100%.
Sete dos oito campeões da Copa do Mundo já levantaram o troféu de forma invicta. A exceção é justamente a Espanha. Em 2010, os espanhóis deram a volta olímpica com seis vitórias e uma derrota. Na atual edição, a Fúria ostenta seis triunfos e um empate.Na Copa do Mundo, aliás, é raro o título não ser invicto. Alemanha Ocidental em 1954 e em 1974, Argentina em 1978 e em 2022 são as únicas seleções que perderam na campanha do título. Alemães e argentinos, no entanto, também ostentam conquistas invictas. A exceção é a Espanha.
Já a Argentina ostenta aproveitamento de 100% na atual edição da Copa. São sete vitórias em sete jogos. A última vez que a Copa do Mundo teve um vencedor perfeito foi o Brasil em 2002. Campeões com 100%, por outro lado, são difíceis de acontecer. Uruguai em 1930, Itália em 1938 e Brasil em 1970 são os outros títulos com apenas vitória na campanha. Uruguaios e italianos, é bom dizer, disputaram apenas quatro jogos.
Enquanto a Espanha chega para a sua segunda final e busca o segundo título, a atual campeã Argentina disputará sua sétima decisão e irá atrás da quarta conquista. A Seleção Argentina poderá encerrar jejum de 64 anos na Copa. Desde o bi do Brasil em 1958 e 1962, nenhum país ganhou a Copa do Mundo duas vezes seguidas. Além do Brasil, só a Itália tem o genuíno bi com os títulos de 1934 e 1938.
A Copa terá sua 20ª final inédita em 23 edições e a 10ª entre dois campeões. Argentina x Alemanha é o duelo que mais se repetiu em finais (1986, 1990 e 2014). Brasil e Itália também já aconteceu mais de uma vez (1970 e 1994).