
São Paulo - A Holanda confirmou sua vaga para a Copa do Mundo 2026, nesta segunda-feira, ao vencer a lanterna Lituânia, por 4 a 0, pela 10ª e última rodada do Grupo G da Eliminatória da Europa. A seleção de Memphis Depay e cia. garantiu a liderança com 20 pontos, deixando os poloneses com 17 na vice-liderança e dentro do playoff.
A Holanda é o 7º país europeu confirmado na Copa 2026. A próxima Copa do Mundo, aliás, passa a ter 34 seleções confirmadas: Canadá, EUA e México - todos anfitriões -, além de Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Cabo Verde, Tunísia, Marrocos, Egito, Argélia, Gana, África do Sul, Qatar, Arábia Saudita, Inglaterra, Senegal, Costa do Marfim, França, Croácia, Portugal, Noruega, Alemanha e Holanda.Na Eliminatória da Europa, os líderes de cada grupo se classificarão para a Copa do Mundo 2026. Enquanto isso, as 12 seleções segundas colocadas e as quatro melhores da fase de grupos da Liga das Nações 2024/2025 - desde que não se classifiquem em primeiro ou segundo nos grupos das Eliminatórias - disputarão um playoff.
Na história da Copa do Mundo, a Holanda soma 55 jogos com 30 vitórias, 14 empates e 11 derrotas, além de 96 gols a favor e 52 tentos tomados. Maior artilheiro da Seleção Holandesa com 55 gols, Memphis Depay soma 3 em Copas do Mundo. O recordista no quesito é Johnny Rep, dono de 7 bolas nas redes.