
Rio de Janeiro - Após a determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em instituir 11 datas aos Estaduais, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) reformulou o regulamento do Cariocão 2026, que terá início em 21 de janeiro. Além da nova fórmula de disputa, o torneio chama a atenção por contar com o Bangu, rebaixado na edição 2025. A tabela completa e o simulador de jogos já estão disponíveis no Sr. Goool.
Vamos por parte: o Cariocão 2026 terá dois grupos, diferente da última edição em que todos jogavam contra todos. O Estadual ainda ganhou quartas de final - jogo único. Já a semifinal terá ida e volta. A mudança está na decisão com jogo único, em 7 ou 8 de março.Na luta contra o descenso, quadrangular para definir o rebaixado. Falando do descenso, aliás, chama a atenção a presença do Bangu no Cariocão 2026. Rebaixado na lanterna em 2025, sem vitória e com apenas 4 pontos em 11 rodadas, o Bangu garantiu o acesso no mesmo ano da queda e estará na elite.
O primeiro desafio do Bangu será logo contra o atual campeão Flamengo no Moça Bonita. O Botafogo, por sua vez, visitará a Portuguesa. Já Fluminense e Vasco serão mandantes contra Madureira e Maricá, respectivamente.
A disputa contra o descenso terá jogos entre os quatro clubes em turno e returno. O lanterna será rebaixado.
As quartas de final (1ºAx4ºA, 2ºAx3ºA, 1ºBx4ºB e 2ºBx3ºB) serão definidas em partida única. Em caso de empate, pênaltis. Os vencedores avançam às semifinais, enquanto os perdedores jogarão a Taça Rio.
As semifinais do Cariocão (1ºAou4ºA x 2ºAou3ºA e 1ºBou4ºB x 2ºBou3ºB) serão definidas em jogos de ida e volta. Em caso de empate, pênaltis. Já a final será decidida em partida única. Em caso de empate, pênaltis.
A semifinal da Taça Rio terá os perdedores das quartas de final (1ºAou4ºA x 2ºAou3ºA e 1ºBou4ºB x 2ºBou3ºB). Serão jogos de ida e volta. Em caso de empate, pênaltis. Já a final será decidida em partida única. Em caso de empate, pênaltis.