Portal Eventos
Eliminatórias África
Em 13 de outubro de 2025 às 15:00

Direto da África e com língua portuguesa, Cabo Verde disputará sua primeira Copa do Mundo

Seleção de Cabo Verde será a 83ª a jogar uma Copa do Mundo, segundo os critérios da FIFA

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O sonho se tornou realidade para um arquipélago de apenas 600 mil habitantes. A Seleção de Cabo Verde fez história, nesta segunda-feira, e carimbou o inédito passaporte para a Copa do Mundo de 2026 ao superar a lanterna Essuatíni, por 3 a 0, diante da torcida, pela 10ª e última rodada da Eliminatória da África. Tendo a língua portuguesa em seu idioma, Cabo Verde se tornou o 22º país no próximo Mundial.

Cabo Verde se junta aos africanos Tunísia, Marrocos, Egito, Argélia e Gana, além dos anfitriões Canadá, EUA e México, e das outras seleções já confirmadas na Copa do Mundo 2026: Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia e Paraguai.

Quer mais? A Seleção de Cabo Verde será a 83ª a jogar uma Copa do Mundo, segundo os critérios da FIFA. A entidade máxima do futebol considera que a Sérvia herdou os históricos em Copas da Iugoslávia e da Sérvia e Montenegro, a República Tcheca herdou o histórico em Copas da Tchecoslováquia, a Alemanha herdou o histórico em Copas da Alemanha Ocidental, a Rússia herdou o histórico em Copas da União Soviética e a Indonésia herdou o histórico em Copas das Índias Orientais Holandesas.

Antes, Jordânia e Uzbequistão também fizeram história com a primeira classificação à Copa do Mundo.

 Cabo Verde disputará a primeira Copa do Mundo da sua história!FIFA / DivulgaçãoCabo Verde disputará a primeira Copa do Mundo da sua história!
Vai encarar?
Com a vitória sobre a Essuatíni, Cabo Verde manteve a liderança do Grupo D ao chegar aos 23 pontos. Para se ter uma ideia, Cabo Verde deixou Camarões sem a vaga direta. Os camaroneses ocupam a vice-liderança do grupo com 19 pontos. Os camaronenses não passaram de um empate sem gols diante de Angola nesta segunda.

Na Eliminatória Africana, os líderes de cada grupo terão vagas garantidas na Copa do Mundo. Já os quatro melhores vice-líderes, independentemente do grupo, farão um playoff atrás da vaga para a repescagem mundial da FIFA. O playoff terá semifinal e final para decidir o vencedor.