São Paulo - A Eliminatória Sul-americana definiu seus últimos três classificados diretos à Copa do Mundo de 2026. Uruguai, Paraguai e Colômbia se juntaram a Argentina, Equador e Brasil e também jogarão o próximo Mundial da FIFA. O torneio terá três sedes com seus anfitriões garantidos na disputa (Canadá, EUA e México). Além do trio, Nova Zelândia, Irã, Japão, Uzbequistão, Jordânia, Coreia do Sul e Austrália também já carimbaram o passaporte.
AUF / DivulgaçãoUruguai venceu Peru e carimbou o passaporte para a Copa do Mundo 2026!Duas vezes campeão da Copa do Mundo (1930 e 1950), o
Uruguai disputará o torneio pela 15ª vez, a 5ª consecutiva. Nesta quinta-feira, os uruguaios levaram a melhor sobre o Peru (3 a 0) e, com 27 pontos, já não podem mais ser alcançados pelo 7º colocado. Em Copas, a Seleção Celeste soma 59 jogos com 25 vitórias, 13 empates e 21 derrotas.
Já a Seleção do Paraguai encerrará jejum de 16 anos sem disputar a Copa do Mundo. A última vez dos paraguaios no Mundial havia sido em 2010, na África do Sul.
O Paraguai irá para a sua 9ª Copa. São 27 jogos com 7 triunfos, 10 igualdades e 10 tropeços. Nesta noite, a Seleção do Paraguai empatou sem gols com o também classificado Equador e avançou com 25 pontos.
A Colômbia, por sua vez, ficou fora da Copa de 2022.
São 7 participações já contando a de 2026. Os colombianos acumulam 22 partidas em Copas do Mundo com 9 vitórias, 3 empates e 10 derrotas. Pela 17ª e penúltima rodada da Eliminatória Sul-americana, a Colômbia levou a melhor sobre a Bolívia, por 3 a 0, em casa. Os colombianos somam 25 pontos.
Com os seis classificados definidos, a Eliminatória Sul-americana irá para a última rodada, na próxima terça-feira, decidir o representante na repescagem mundial.
Venezuela (18) e Bolívia (17) lutarão por esta vaga. Peru e Chile já estão eliminados.