Portal Eventos
Notícias
Em 30 de dezembro de 2022 às 00:34

Guarani e Criciúma na briga! Dez clubes das Séries B e C do Brasileirão estão fora da Copa do Brasil

Última vaga será definida por sorteio, segundo a CBF

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Dez clubes das Séries B e C do Campeonato Brasileiro não vão disputar a Copa do Brasil 2023. A lista será maior uma vez que Guarani e Criciúma disputarão a última vaga no sorteio. Os dois clubes pretendem bater de frente, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que a última vaga será na sorte.

Paulistas e catarinenses estão empatados no ranking da entidade e terão que decidir a vaga no sorteio. O Criciúma, aliás, é um dos campeões da Copa do Brasil, tendo sido campeão em 1991. Se a Série A terá todos os seus 20 clubes no torneio de mata-mata, as Séries B e C terão algumas ausências.

 CBF pretende fazer sorteio com Guarani e Criciúma!CBF / DivulgaçãoCBF pretende fazer sorteio com Guarani e Criciúma!
Os paulistas Mirassol e Novorizontino até vão disputar o inédito acesso à elite do Brasileirão, mas não poderão concorrer aos milhões da Copa do Brasil. Todos os outros oito clubes ausentes são da Série C. Dois conseguiram o acesso na Série D.

Amazonas e Pouso Alegre vão ter que se contentar com a inédita Série C, uma vez que estarão fora da Copa BR. Altos, Aparecidense, Confiança, Figueirense, Floresta e São José são os outros clubes da Série C fora da disputa da Copa do Brasil.

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com dez títulos. Minas Gerais ocupa a vice-liderança isolada com oito conquistas, uma a mais do que o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com seis. Pernambuco, Santa Catarina e Paraná contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Cruzeiro lidera de forma isolada com seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Palmeiras e Flamengo somam quatro. Já o Corinthians estacionou nos três títulos. O Atlético Mineiro chegou a dois troféus. Já Athletico Paranaense, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.