Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 27 de dezembro de 2022 às 00:50

Libertadores 2023 terá quatro novatos, sendo dois que jamais disputaram torneios da CONMEBOL

Um desses novatos irá encarar o Fortaleza, que foi debutante na temporada 2022

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A CONMEBOL Libertadores 2023 definiu os confrontos da Primeira e da Segunda Fase. Entre os 19 clubes das duas primeiras etapas, quatro disputarão a Liberta pela primeira vez na história, segundo levantamento do Sr. Goool. Sem falar que dois jamais disputaram torneios da CONMEBOL.

Fundado em 25 de agosto de 1928, o Club Deportivo Maldonado, aliás, medirá forças ante o Fortaleza, que estreou no torneio no ano passado. O clube uruguaio fará o primeiro confronto em casa e decidirá a vaga em Fortaleza.

Além do Deportivo Maldonado, o Curicó Unido é outra surpresa. O Club de Deportes Provincial Curicó Unido foi fundado em 26 de fevereiro de 1973 e terá pela frente o paraguaio Cerro Porteño. O primeiro desafio será na casa dos chilenos. Interessante que esses dois novatos poderão se enfrentar na Terceira Fase.

 Curicó será uma dos quatro clubes que irão debutar na Libertadores em 2023!Curicó / DivulgaçãoCuricó será uma dos quatro clubes que irão debutar na Libertadores em 2023!
Outros novatos!
Já o Club Atlético Boston River conhece a Sul-americana, mas nunca disputou a Libertadores. Fundado em 20 de fevereiro de 1939, o chileno Boston River esteve na Sula em 2017 e 2018 e, agora, tentará passar pela Primeira Fase da Liberta. O desafio inicial será em casa diante do Zamora.

Também na Primeira Fase, o boliviano Nacional Potosí estreará na Libertadores contra o El Nacional. O Club Atlético Nacional Potosí, fundado em 8 de abril de 1942, esteve na Sul-americana em 2014, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021. Desta vez, o desafio será no principal torneio da CONMEBOL.

Regulamento:

A Libertadores 2023 contará com 47 clubes. Na fase inicial, em mata-mata, seis representantes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão em jogos de ida e volta. Em caso de empate em pontos e gols, a decisão será nos pênaltis.

Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Em caso de empate em pontos e gols, a decisão será nos pênaltis.

Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Sul-americana.

Maior pontuação, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de gols marcados fora de casa e ranking da CONMEBOL serão os critérios para definir os dois classificados à Sul-americana.

Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.

A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oito líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta. Em caso de empate em pontos e gols, a decisão será nos pênaltis.

A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes.