Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 26 de dezembro de 2022 às 00:05

Sul-americana 2023 terá novo regulamento e estreia de Sportivo Ameliano; Tabela completa aqui!

Se o Sportivo Ameliano será o único debutante, a Primeira Fase contará com três campeões da Sula

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Dos 32 clubes participantes da Primeira Fase na CONMEBOL Sul-americana 2023, apenas o paraguaio Sportivo Ameliano irá debutar. O clube centenário chega respaldado pelo título da Copa do Paraguai. A tabela completa já está disponível no Sr. Goool.

Fundado em 17 de dezembro de 1917, o Club Sportivo Ameliano desafiará o Guaraní. A Primeira Fase não contará com clubes da Argentina e do Brasil. Os demais enfrentam rivais do próprio país. Ao contrário do ano passado, em 2023 o confronto será definido em partida única.

O Sportivo Ameliano, por estar em pior situação no ranking da CONMEBOL, será visitante diante do Guaraní. Em caso de empate na partida única, a disputa será nos pênaltis. Os classificados se garantirão na fase de grupos.

Se o Sportivo Ameliano será o único debutante, a Primeira Fase contará com três campeões da Sula. O peruano Cienciano deu a volta olímpica em 2003 e terá pela frente o Universitario. Campeã em 2009, a LDU, do Equador, medirá forças ante o Denfín. Já o colombiano Santa Fe, campeão em 2015, pegará o Águilas Doradas.

 Campeão da Copa do Paraguai, Sportivo Ameliano debutará na Sul-americana 2023!Sportivo Ameliano / DivulgaçãoCampeão da Copa do Paraguai, Sportivo Ameliano debutará na Sul-americana 2023!
Regulamento:
A Primeira Fase da Sul-americana terá 32 clubes de oito países - Argentina e Brasil são as exceções. Em duelos eliminatórios, de clubes do mesmo país, serão conhecidos 16 classificados à fase de grupos. Serão partidas únicas. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

Os quatro eliminados na Terceira Fase da Libertadores também estarão na fase de grupos, além de seis clubes da Argentina e seis do Brasil.

Os 32 clubes serão divididos em oito grupos com quatro times cada. Após duelos de turno e returno dentro das próprias chaves, apenas os líderes avançarão ao mata-mata. Os segundos colocados farão um Playoff contra os 3ºs colocados da Fase de Grupos da Libertadores. Os vencedores enfrentarão os líderes dos grupos nas oitavas.

Oitavas de final, quartas de final e semifinal serão disputadas em ida e volta. Gol fora de casa não será considerado critério de desempate. Se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.

A final será em partida única e campo neutro. Em caso de empate, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão entrará diretamente na Fase de Grupos da Libertadores e ainda terá vaga na Recopa Sul-Americana.