Portal Eventos
Copa do Mundo Masculino
Em 14 de outubro de 2022 às 08:08

Europa defende hegemonia de 20 anos na Copa do Mundo

O Brasil foi a última seleção não europeia a levantar a taça, em 2002

André Esmeriz Campinas-SP

São Paulo - As 13 seleções europeias presentes no Qatar vão estar defendendo uma hegemonia de 20 anos do continente. A Copa do Mundo 2022 já começou no Sr. Goool. Vamos acompanhar tudo o que vai rolar no Qatar. É o #SrGooolNaCopa!

A última vez que uma seleção de outro continente levantou a taça foi em 2002. Na Coreia do Sul/Japão, o Brasil contou com dois gols de Ronaldo Fenômeno para vencer a Alemanha por 2 a 0 e conquistar o pentacampeonato mundial.

 França, de Griezmann, foi a última campeã mundialEquipe de France / DivulgaçãoFrança, de Griezmann, foi a última campeã mundial
Depois disso, aconteceram mais quatro Copas do Mundo e em apenas uma delas a final não foi realizada entre duas seleções europeias. Em 2014, no Brasil, a Argentina esteve perto de acabar com a hegemonia do Velho Continente, mas perdeu na prorrogação para a Alemanha, por 1 a 0.

Nas outras três edições, o título foi disputado entre seleções europeias: em 2006, na Alemanha, Itália ganhou da França, nos pênaltis; em 2010, na África do Sul, a Espanha bateu a Holanda, na prorrogação; e em 2018, na Rússia, a França superou a Croácia, no tempo normal.

Essa é a maior hegemonia de um continente desde que a Copa do Mundo começou a ser realizada, em 1930.

No Qatar, a Europa vai ser representante por 13 seleções: Holanda, Inglaterra, País de Gales, Polônia, Dinamarca, França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Croácia, Suíça, Sérvia e Portugal.

Já as seleções que têm a missão de acabar com a hegemonia do Velho Continente são: Qatar, Senegal, Equador, Estados Unidos, Irã, Argentina, México, Arábia Saudita, Tunísia, Austrália, Japão, Costa Rica, Marrocos, Canadá, Brasil, Camarões, Uruguai, Coreia do Sul e Gana.