Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 20 de maio de 2022 às 16:37

Com três brasileiros garantidos, Libertadores tem 11 vagas abertas nas oitavas de final

Athletico Paranaense, Bragantino, Corinthians e Fortaleza querem se juntar a Atlético Mineiro, Flamengo e Palmeiras

André Esmeriz Campinas-SP

São Paulo - A última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores vai acontecer na semana que vem, quando teremos definições de todos classificados para as oitavas de final. Até aqui, sete times se garantiram, entre eles os brasileiros Atlético Mineiro, Flamengo e Palmeiras.

Único com 100% de aproveitamento, o Palmeiras lidera o Grupo A, com 15 pontos. A outra vaga será preenchida por Deportivo Táchira-VEN ou Emelec-EQU, que estão com sete e cinco pontos, respectivamente. Lanterna, com um empate e quatro derrotas, o Independiente Petrolero-BOL já está eliminado.

 Hulk ajudou o Atlético Mineiro a se classificarPedro Souza / AtléticoHulk ajudou o Atlético Mineiro a se classificar
Liderado por Hulk, o Atlético Mineiro tem 11 pontos e se garantiu nas oitavas de final com a vitória sobre o Independiente del Valle-EQU, por 3 a 1, na última quinta-feira (19). O time equatoriano estacionou nos cinco e disputa a vice-liderança com o Tolima-COL, que tem oito. Sem vencer, o América Mineiro somou dois pontos e não tem mais chances.

Outro brasileiro classificado apesar de toda a turbulência extracampo é o Flamengo, que tem 13 pontos e garantiu também a melhor campanha do Grupo H. O vice-líder Talleres-ARG também vai para as oitavas de final, pois não pode mais ser alcançado por Universidad Católica-CHI e Sporting Cristal-PER.

Mais três times estão confirmados nas oitavas de final e todos eles são argentinos. Com 13 pontos, Estudiantes-ARG e River Plate-ARG garantiram as primeiras colocações dos Grupos C e F, respectivamente. No Grupo G, o Colón avançou com dez pontos, mas ainda corre o risco de perder a liderança.

Das 11 vagas que ainda não foram preenchidas, quatro delas podem ficar com times brasileiros. Athletico Paranaense, Bragantino, Corinthians e Fortaleza chegam na última rodada dependendo apenas de seus próprios resultados para continuarem vivos.

Libertad-PAR, Vélez Sarsfield-ARG, Nacional-URU, Deportivo Cáli-COL, Boca Juniors-ARG, Colo Colo-CHI, Cerro Porteño-PAR e Olímpia-PAR são os outros times com chances de classificação às oitavas de final da Libertadores.