Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 30 de março de 2022 às 00:02

ESPECIAL 20 EDIÇÕES! Sem Palmeiras e Bota, Brasileirão 2003 teve campeão rebaixado e pontos ganhos no tapetão

Aquela edição dos pontos corridos também ficou marcada pela atuação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A de pontos corridos começou a ser disputado em 29 de março de 2003 e foi realizado até 14 de dezembro. Em 2022, o atual formato completará 20 edições e o Sr. Goool preparou alguns especiais. A 1ª edição do torneio não contou com três campeões nacionais.

Palmeiras, Botafogo e Sport disputaram a Série B. Os dois primeiros conseguiram o acesso, sendo que o Verdão foi campeão da Série B e Glorioso vice. Se a dupla subiu, o Bahia, um dos campeões brasileiros, foi rebaixado logo de cara nos pontos corridos.

O Esquadrão obteve a pior campanha entre os 24 participantes. Com 33,3% de aproveitamento, o Bahia foi rebaixado ao lado do Fortaleza (35,5%). Aquela edição dos pontos corridos também ficou marcada pela atuação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

 Bahia foi goleado pelo campeão Cruzeiro, por 7 a 0, e acabou rebaixado no Brasileirão de 2003!Reprodução / CruzeiroBahia foi goleado pelo campeão Cruzeiro, por 7 a 0, e acabou rebaixado no Brasileirão de 2003!
Pontos ganhos!
Foram oito intervenções dos Tribunais. Ponte Preta e Paysandu foram punidos por escalarem jogadores de forma irregular. O São Caetano, por exemplo, ganhou três pontos do jogo contra o Paysandu por causa da escalação de jogadores irregulares do rival. Corinthians e Fluminense faturaram dois pontos contra o Papão.

Já o Juventude foi beneficiado com três pontos do jogo contra a Ponte Preta por causa da escalação de jogador irregular do rival. O Internacional faturou dois pontos contra a Macaca. O clube paulista, por sinal, ainda perdeu quatro pontos por escalar - de forma irregular - o jogador Roberto.

A Ponte Preta, por outro lado, foi beneficiada com três pontos por causa do jogo contra o Paysandu. O clube paraense sofreu a perda de oito pontos por escalar - de forma irregular - os jogadores Júnior Amorim e Aldrovani. Ponte Preta e Paysandu escaparam por pouco do rebaixamento. A Macaca terminou em 21º lugar com 50 pontos e o Paysandu, um degrau abaixo, teve 49.