Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 22 de dezembro de 2021 às 00:32

Palmeiras poderá conquistar feito inédito entre os brasileiros na Libertadores e ainda igualar dupla argentina

Desde a década de 70, o principal torneio sul-americano não tem um tricampeão genuíno

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Palmeiras, atual bicampeão, entra como um dos favoritos na Libertadores 2022. O Verdão, aliás, poderá conquistar feito inédito entre os brasileiros se conseguir o genuíno tri, além de igualar a dupla argentina Independiente e Estudiantes. Apenas os dois já venceram três vezes seguidas o principal torneio da América do Sul.

Maior campeão da Libertadores tendo vencido as sete finais que disputou, o Independiente foi além e se sagrou tetracampeão entre 1972 e 1975. O 1º tricampeão da história da Libertadores, porém, foi o Estudiantes com as voltas olímpicas em 1968, 1969 e 1970. Nenhum outro clube se sagrou tri na Liberta.

O Palmeiras, aliás, encerrou jejum que vinha desde o início do século. Desde a dobradinha do Boca Juniors em 2000 e 2001, nenhum clube havia sido bicampeão. Agora, o Verdão tenta acabar com outro tabu na Libertadores com o tri. Entre os brasileiros, Santos e São Paulo tiveram a chance do tri, mas não conseguiram.

 Palmeiras, atual bicampeão, entra como um dos favoritos na Libertadores 2022!Cesar Greco / PalmeirasPalmeiras, atual bicampeão, entra como um dos favoritos na Libertadores 2022!
Campeões!
A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 21, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, Grêmio e Palmeiras, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Atlético Nacional e Flamengo. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.

Regulamento:
A Libertadores 2022 contará com 47 clubes. Na fase inicial, em mata-mata, seis representantes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.

Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.

Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Sul-americana.

Maior pontuação, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de gols marcados fora de casa e ranking da CONMEBOL serão os critérios para definir os dois classificados à Sul-americana.

Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.

A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oito líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta.

A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.