Portal Eventos
Rondoniense 1ª Divisão
Em 17 de dezembro de 2021 às 00:10

Após 2ª divisão ter dois clubes e um jogo, Rondoniense 2022 terá seis participantes; Entenda aqui!

Só dois clubes se inscreveram para a 2ª divisão e, mesmo com o acesso garantido, tiveram que jogar a final

da Redação -

Rondônia - A edição 2022 do Campeonato Rondoniense começará em 19 de fevereiro. Apenas seis clubes vão brigar pelo título. Não haverá rebaixamento. E não pense que essas são as únicas curiosidades. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis no Sr. Goool.

O Estadual de Rondônia teve oito clubes em 2021, sendo que Genus e Ji-Paraná foram rebaixados. Dos outros seis participantes, Guaporé e Barcelona desistiram de jogar a próxima temporada. Porto Velho - atual campeão -, Real Ariquemes, Rondoniense e União Cacoalense, por outro lado, confirmaram presença.

As outras duas vagas vieram da 2ª divisão e é aí que entra uma curiosidade daquelas, típica do futebol brasileiro. Apenas Genus e Pimentense se inscreveram para a disputa do acesso. Ainda assim, a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) preparou uma final, em jogo único entre os dois clubes.

O acesso já estava garantido, mas a dupla foi obrigada a disputar a final, vencida pelo Pimentense por 3 a 2. O campeão da 2ª divisão, aliás, estreará no Estadual de 2022 contra o Porto Velho, fora de casa, em um duelo de vencedores. O Genus também será visitante diante do Real Ariquemes, enquanto o União Cacoalense receberá o Rondoniense.

 Pimentense venceu o Genus na final e foi campeão da 2ª divisão do Rondoniense!Alexandre Almeida / FFERPimentense venceu o Genus na final e foi campeão da 2ª divisão do Rondoniense!
Regulamento:
Os seis clubes se enfrentarão em turno único. Os quatro melhores colocados avançarão às semifinais, sendo que o líder será declarado campeão da Primeira Fase. Não haverá rebaixamento.

Nas semifinais (1ºx4º e 2ºx3º) serão jogos de ida e volta. Os vencedores disputam, em partidas de ida e volta, o título da Segunda Fase.

Se um mesmo clube for campeão das duas primeiras fases será declarado vencedor estadual de 2022. Caso contrário, haverá uma final entre os campeões da Primeira e da Segunda Fase em jogos de ida e volta. Em caso de empate, pênaltis.

O campeão terá vagas na Copa Verde, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão em 2023. O vice-campeão terá vaga na Série D.