Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 27 de novembro de 2021 às 19:37

Palmeiras vence Flamengo na prorrogação e encerra tabu do início do século na Libertadores

Clube paulista se torna o 3º brasileiro a conquistar o genuíno bicampeonato no torneio sul-americano

Rodolfo Brito São Paulo-SP

 Palmeiras superou o Flamengo no Uruguai e faturou seu 3º título na Libertadores, o 2º seguido!Cesar Greco / PalmeirasPalmeiras superou o Flamengo no Uruguai e faturou seu 3º título na Libertadores, o 2º seguido!
São Paulo - O Palmeiras conquistou, neste sábado, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, o que poucos clubes conseguiram na Libertadores. Ao vencer a final brasileira contra o Flamengo, na prorrogação por 1 a 0, após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Palmeiras se sagrou genuinamente bicampeão, o que não acontecia no torneio da CONMEBOL desde o início do século. Raphael Veiga e Deyverson, em falha de Andreas Pereira, anotaram para os palmeirenses, enquanto Gabigol fez para os rubro-negros.

O argentino Boca Juniors havia sido o último bi da Libertadores. Em 2000, aliás, o Boca evitou o bicampeonato do Palmeiras. No ano seguinte, os hermanos voltaram a dar a volta olímpica, agora, em cima do Cruz Azul, do México. O Boca Juniors ainda tem o bi da década de 70 (1977 e 1978).

Ao todo, apenas sete - já contando com o Palmeiras - dos 25 campeões conseguiram dois títulos em sequência, de acordo com o levantamento do Sr. Goool. O Independiente, da Argentina, tem o bi de 1964 e 1965, além do tetra entre 1972 e 1975. Primeiro campeão da Libertadores, o Peñarol, do Uruguai, foi bi em 1960 e 1961.

O Estudiantes, da Argentina, deu a volta olímpica seguidamente entre 1968 e 1970. Já o São Paulo festejou na década de 90 (1992 e 1993). O 1º brasileiro bicampeão, no entanto, foi o Santos em 1962 e 1963. Agora, o Palmeiras, em sua 6ª final, chega a seu 3º título, com direito a um bicampeonato. Ao lado do São Paulo, o Verdão é recordista em decisões entre os brasileiros.

Final brasileira!
A decisão entre Palmeiras e Flamengo foi a 4ª entre brasileiros, sendo a 2ª seguida. O Palmeiras bateu o Santos no ano passado. Antes do clássico paulista, outras duas finais contaram com dois clubes brasileiros, sempre tento um representante de São Paulo. Em 2005, o São Paulo foi campeão diante do Athletico Paranaense, mas em 2006 sucumbiu perante o Internacional.

Campanha!
O Palmeiras foi campeão com nove vitórias (quatro em casa, quatro fora e uma em campo neutro), três empates (um como mandante e dois como visitante) e uma derrota em seus domínios, além de 29 gols a favor e dez tentos tomados. Aproveitamento de 76,9%.

Campeões!
A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 21, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, Grêmio e Palmeiras, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Atlético Nacional e Flamengo. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.