Portal Eventos
UEFA Champions League
Em 28 de maio de 2021 às 00:01

Manchester City poderá derrubar tabu de quase uma década na UEFA Champions League

Interessante notar que o último vencedor inédito foi o Chelsea, justamente o rival do City na final da atual edição

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Manchester City está a um jogo de fazer história na UEFA Champions League. Pela 1ª vez na final, o clube inglês poderá dar um novo campeão ao principal torneio da Europa após quase uma década, segundo levantamento do Sr. Goool. Interessante notar que o último vencedor inédito foi o Chelsea, justamente o rival do City na final da atual edição.

O confronto inglês entre Manchester City e Chelsea acontecerá neste sábado, às 16 horas (horário de Brasília), no Estádio do Dragão, em Porto, em Portugal. Se o City debuta em decisões, o Chelsea decidirá o título pela 3ª vez. Os Blues bateram na trave em 2007/2008, mas festejaram em 2011/2012.

 Manchester City poderá entrar para a seleta lista de campeões da UEFA Champions League!Manchester City / DivulgaçãoManchester City poderá entrar para a seleta lista de campeões da UEFA Champions League!
Desde então, a UCL não teve mais campeões inéditos. Real Madrid (2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018), Bayern de Munique (2012/2013 e 2019/2020), Barcelona (2014/2015) e Liverpool (2018/2019) deram a volta olímpica no período. Todos já haviam sido campeões na Champions League.

Números!
O Manchester City é o 41º finalista da história da UCL. Essa será a 3ª final entre ingleses. O time do técnico Pep Guardiola tentará se tornar o 23º campeão da UCL. Levando em conta os clubes da Inglaterra, o Manchester City é o 9º finalista e pode se tornar o 6º campeão.

Campanhas!
Invicto, o City chega à final com 11 vitórias (seis em casa e cinco fora) e um empate como visitante, além de 25 gols a favor e quatro tentos tomados. Aproveitamento de 94,4%. No mata-mata, o time de Manchester passou pelos alemães Borussia Mönchengladbach e Borussia Dortmund, além do francês PSG.

O Chelsea, enquanto isso, despachou os espanhóis Atlético de Madrid e Real Madrid, e também o português Porto. Os Blues acumulam oito vitórias (três em casa e cinco fora), três empates (dois como mandante e um como visitante) e uma derrota em seus domínios, além de 22 tentos feitos e quatro sofridos. Aproveitamento de 75%.

Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid com 13 conquistas. O Milan aparece com sete, contra seis de Liverpool e Bayern de Munique. O Barcelona, por sua vez, parou em cinco de Barcelona. O Ajax tem quatro títulos, um a mais do que Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Juventus, Porto, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucuresti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.

Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista com 18 conquistas, contra 13 da Inglaterra e 12 da Itália. A Alemanha conta com oito feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.