Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 15 de maio de 2021 às 13:18

Uruguai encerra jejum de 33 anos e será palco da finalíssima da Libertadores pela 8ª vez

Última finalíssima no Uruguai foi em 1988, ano que o país ganhou seu derradeiro título na Libertadores

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A CONMEBOL definiu o palco da final única da Libertadores 2021. O Estádio Centenário, em Montevidéu, receberá a decisão. Assim, o Uruguai encerrará jejum de 33 anos sem receber a finalíssima do torneio mais importante da América do Sul, segundo levantamento do Sr. Goool.

A última finalíssima no Uruguai foi em 1988, ano que o país ganhou seu derradeiro título na Libertadores. O Nacional atropelou o Newell's Old Boys por 3 a 0 e faturou o título em casa. Aquela foi a 7ª finalíssima de Libertadores em solo uruguaio. A 1ª ocorreu em 1968 e sem clubes do país.

Antigamente, em caso de empate, havia um 3º jogo desempate em estádio neutro. Foi isso que ocorreu no título do Estudiantes diante do Palmeiras, ganho no Centenário. O principal estádio do país, aliás, recebeu todas as oito finalíssimas de Libertadores.

 Centenário, em Montevidéu, voltará a receber a finalíssima da Libertadores após mais de três décadas!Reprodução / CONMEBOLCentenário, em Montevidéu, voltará a receber a finalíssima da Libertadores após mais de três décadas!
Em 1970, sem precisar do jogo desempate, o Peñarol foi campeão diante do Estudiantes. Três anos depois, o Centenário recebeu o jogo desempate entre Independiente e Colo-Colo. Melhor para os argentinos. Em 1977, o Boca Juniors bateu o Cruzeiro no jogo desempate.

O Nacional foi campeão diante do Internacional em 1980. Já em 1981, o Flamengo levou a melhor sobre o Cobreloa no Centenário em jogo desempate. Esse foi o único título brasileiro no estádio uruguaio. A última final do Uruguai na Libertadores foi em 2011, quando o Peñarol sucumbiu diante do Santos. Naquela oportunidade, porém, a finalíssima foi no Brasil.

Campeões!
A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 20, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Atlético Nacional, Flamengo e Palmeiras. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.