
São Paulo - A temporada de 2025 marcou muito mais do que a definição dos campeões e dos classificados nas disputas do futebol brasileiro. Ela deixou sinais claros de transformações no cenário nacional, sendo estes elementos positivos para alguns e negativos para outros. Mais do que posições ou vitórias absolutas, a temporada trouxe algumas tendências interessantes: alguns clubes mostraram crescimento consistente, enquanto outros, tiveram dificuldades de sustentar o seu desempenho a cada rodada. A seguir, vamos entender quais os times fizeram bonito e como isso ajuda a antecipar os desenhos do que podemos esperar para a temporada de 2026.
Contexto nacional
O momento do futebol brasileiro é de transição em alguns clubes. É claro que apesar disso, alguns favoritismos se mantêm, mas outros resultados surpreendem. Os rankings, que historicamente acabavam oscilando de forma muito expressiva a cada temporada, passaram a trazer uma movimentação mais lógica, trazendo vantagens principalmente para as equipes que foram capazes de manter a regularidade, a identidade de jogo e, é claro, a coerência nas decisões tomadas dentro e fora dos campos. Essa coerência e esse cenário por vezes mais tranquilo, faz com que os torcedores se sintam ainda mais motivados a torcer, participar de apostas ao vivo e, é claro, cobrar seus times por resultados diferentes, quando estes estão do lado negativo da tabela.
Alguns times, no entanto, acabaram trazendo surpresas desagradáveis para suas torcidas. O Internacional foi um deles. Um dos maiores times da região sul do Brasil, o Inter, como é conhecido, chegou muito próximo do rebaixamento, o que acabou fazendo com que sua torcida questionasse o seu desempenho. Apesar dos resultados das últimas temporadas não terem sido tão positivos, há tempos o clube não amargava um desempenho tão negativo.
Em contrapartida, algumas equipes conseguiram se destacar de forma positiva. É o caso principalmente daquelas que conseguiram unir o desempenho esportivo com a estabilidade institucional, fazendo com que os resultados dentro dos campos refletissem a organização e a técnica pregada fora deles. Este tipo de postura reforça que todos em um clube são corresponsáveis pelos resultados, não somente os jogadores que estão dentro dos campos.
Destaques enchem a temporada de expectativas
É claro que o principal destaque foi para o clube que saiu campeão da última temporada, o Flamengo. Em um momento muito positivo, o time conseguiu fazer seus ajustes de rota de forma natural, mantendo a coerência e colhendo os frutos a cada partida. Na mesma linha está o Palmeiras, que conseguiu sustentar de forma estável a sua classificação, evitando quedas e garantindo sua classificação no topo da tabela, ao lado de outros gigantes. O mesmo aconteceu com o Cruzeiro e com o Mirassol, que conseguiu conquistar o quarto lugar na tabela geral, surpreendendo muitos e ajudando a consolidar o time ao lado dos melhores do futebol brasileiro. Esse cenário mostra que os times estão trabalhando duro para garantir as melhores posições na tabela. Mais do que nunca, nomes e história não são os elementos que podem garantir bons resultados. Eles contribuem, e muito, mas sozinhos, não garantem nada.
Edição 2026 do Campeonato Brasileiro da Série A começará na semana de 28 de janeiro
Leia a notícia completaPor fim, a mensagem que a última temporada deixou é: quando se trata de futebol brasileiro, a ascensão é cada vez mais causada pela consequência de planejamento e decisões bem tomadas. Improviso, falta de estratégia e amadorismo já não tem mais lugar em um dos mais dinâmicos e eletrizantes cenários futebolísticos globais. Quem entender este fenômeno tende a subir cada vez mais e, quem sabe, conseguir permanecer entre os protagonistas por diversas temporadas. Aos torcedores, sem dúvida, grandes emoções podem ser esperadas.