Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 03 de julho de 2013 às 11:36

Olímpia sai na frente e ainda tem trunfo para chegar à final da Libertadores

Olímpia poderá perder por até um gol de diferença que seguirá na briga pelo quarto título

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Olímpia deu um grande passo para alcançar sua sétima final de Libertadores. Na última terça-feira, o clube paraguaio, em casa, bateu o Santa Fe, por 2 a 0. No jogo de volta, na Colômbia, o Olímpia poderá perder por até um gol de diferença que seguirá na briga pelo quarto título na competição sul-americana.

Se depender de outro aspecto, os paraguaios se aproximarão ainda mais da decisão. De 2005 para cá - tempo em que entrou em vigor a atual fórmula de disputa -, a Libertadores teve 16 confrontos de semifinais, sendo que dez classificados realizaram a primeira partida como mandante - igual ao Olímpia.

São Paulo e Grêmio repetiram o placar dos paraguaios, respectivamente, em 2005 e 2007. O Tricolor paulista ainda bateu o River Plate no jogo de volta (3 a 2). Já o Grêmio perdeu para o Santos (3 a 1), mas se classificou para a decisão. Outros sete clubes venceram a primeira em casa e terminaram na final.

Mas nem tudo está perdido para o Santo Fe que busca o primeiro título da Libertadores. Seis visitantes no primeiro duelo da semifinal chegaram à final. O mais recente foi o Corinthians - atual campeão. O problema é que o Timão, ao contrário do Santa Fe, venceu o primeiro jogo (1 a 0 sobre o Santos).

Dos seis classificados que atuaram a primeira partida da semifinal fora de casa, apenas o Boca Juniors, em 2007, conseguiu reverter a vantagem. Os argentinos apanharam, por 3 a 1, do Deportivo Cúcuta, na Colômbia. Na volta, porém, o Boca se classificou com triunfo, por 3 a 0. Os hermanos ainda seriam campeões naquela temporada.

O vencedor de Olímpia e Santa Fe enfrentará o classificado do duelo entre Newell's Old Boys e Atlético Mineiro. Os rivais se enfrentam, nesta quarta-feira, na Argentina.

Títulos!
A Argentina lidera com folga e 22 títulos. O Brasil soma 16, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparere com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians - atual campeão -, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Confira as semifinais da Libertadores de 2005 para cá:

* Classificados à final

2005

São Paulo* 2 x 0 River Plate-ARG
River Plate-ARG 2 x 3 São Paulo

Atlético Paranaense* 3 x 0 Chivas-MEX
Chivas-MEX 2 x 2 Atlético Paranaense

2006

Chivas-MEX 0 x 1 São Paulo*
São Paulo 3 x 0 Chivas-MEX

Libertad-PAR 0 x 0 Internacional*
Internacional 2 x 0 Libertad-PAR

2007

Grêmio* 2 x 0 Santos
Santos 3 x 1 Grêmio

Deportivo Cúcuta-COL 3 x 1 Boca Juniors-ARG*
Boca Juniors-ARG 3 x 0 Deportivo Cúcuta-COL

2008

Boca Juniors-ARG 2 x 2 Fluminense*
Fluminense 3 x 1 Boca Juniors-ARG

América-MEX 1 x 1 LDU-EQU*
LDU-EQU 0 x 0 América-MEX

2009

Cruzeiro* 3 x 1 Grêmio
Grêmio 2 x 2 Cruzeiro

Estudiantes-ARG* 1 x 0 Nacional-URU
Nacional-URU 1 x 2 Estudiantes-ARG

2010

Chivas-MEX* 1 x 1 Universidad Chile-CHI
Universidad Chile-CHI 0 x 2 Chivas-MEX

Internacional* 1 x 0 São Paulo
São Paulo 2 x 1 Internacional

2011

Santos* 1 x 0 Cerro Porteño-PAR
Cerro Porteño-PAR 3 x 3 Santos

Peñarol-URU* 1 x 0 Vélez Sarsfield-ARG
Vélez Sarsfield-ARG 2 x 1 Peñarol-URU

2012

Boca Juniors-ARG* 2 x 0 Universidad Chile-CHI
Universidad Chile-CHI 0 x 0 Boca juniors-ARG

Santos 0 x 1 Corinthians*
Corinthians 1 x 1 Santos