Portal Eventos
Notícias
Em 01 de julho de 2013 às 11:50

Artilheiro, Fred mantém escrita dos campeões na Copa das Confederações

Em apenas uma oportunidade o campeão do torneio não ficou na liderança da artilharia

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O atacante Fred marcou dois dos três gols da Seleção Brasileira na vitória, por 3 a 0, sobre a Espanha e, além do título, garantiu a artilharia da Copa das Confederações. Ele e Fernando Torres, da Fúria, fizeram cinco gols cada. Fred manteve a escrita de que a Seleção campeã também faz o artilheiro do torneio.

Nas últimas duas Copas da Confederações, a Seleção Brasileira já tinha ficado com o título e com o artilheiro. Em 2005, o atacante Adriano marcou cinco gols e foi o artilheiro do torneio. O mesmo aconteceu com Luís Fabiano e seus cinco tentos em 2009.

Das nove edições da Copa das Confederações, apenas em uma a Seleção campeã não fez o artilheiro. A Dinamarca faturou o título em 1995, mas Luis Garcia, do México, com três gols, terminou na ponta da artilharia.

Em 1997, ano do primeiro título do Brasil na Copa das Confederações, coube a Romário garantir a artilharia. O baixinho anotou sete gols - recorde de tentos no torneio. Em três oportunidades, por outro lado, a artilharia foi dividida.

Logo no primeiro ano de Copa das Confederações, em 1992, Murray (EUA) e Batistuta (Argentina) fizeram dois gols cada. Os hermanos acabaram com o título. Em 1999, o México ficou com o título e Blanco, com seis gols, dividiu a artilharia com Al Otaibi (Arábia Saudita) e Ronaldinho Gaúcho (Brasil).

Mas o recorde de artilheiros foi visto na temporada 2001. Campeã, a França contou com a presença dos artilheiros Carriere, Vieira, Pires e Wiltord. Suzuki (Japão), Hwang (Coreia do Sul) e Murphy (Austrália) também anotaram dois gols cada e ganharam o prêmio de artilheiro da Copa das Confederações.

Confira os artilheiros da Copa das Confederações:

1992
Murray (EUA) e Batistuta (Argentina) - 2 gols

1995
Luis Garcia (México) - 3 gols

1997
Romário (Brasil) - 7 gols

1999
Al Otaibi (Arábia Saudita), Ronaldinho Gaúcho (Brasil) e Blanco (México) - 6 gols

2001
Suzuki (Japão), Hwang (Coreia do Sul), Carriere, Vieira, Pires e Wiltord (França) e Murphy (Austrália) - 2 gols

2003
Thierry Henry (França) - 4 gols

2005
Adriano (Brasil) - 5 gols

2009
Luís Fabiano (Brasil) - 5 gols

2013
Fernando Torres (Espanha) e Fred (Brasil) - 5 gols