Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 27 de setembro de 2020 às 02:22

Copa do Brasil fica restrita a apenas clubes das Séries A e B do Brasileirão

Dos 16 postulantes ao título, 13 são da elite nacional e três do segundo escalão

da Redação -

São Paulo - A Copa do Brasil conheceu todos os clubes classificados às oitavas de final. Os 16 participantes são restritos às Séries A e B do Campeonato Brasileiro. A elite contabiliza 13 integrantes, enquanto o segundo escalão nacional soma só três.

Desse trio, dois vieram da Quarta Fase. O América Mineiro eliminou a Ponte Preta, enquanto o Juventude passou pelo CRB. O outro clube da Série B é o Cuiabá, campeão da Copa Verde de 2019 e que entrou diretamente nas oitavas de final.

 Atlético Goianiense eliminou o Fluminense e se juntou a outros 12 clubes do Brasileirão nas oitavas da Copa do Brasil!Heber Gomes / Atlético GoianienseAtlético Goianiense eliminou o Fluminense e se juntou a outros 12 clubes do Brasileirão nas oitavas da Copa do Brasil!
O mesmo vale para os integrantes da Série A - Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Internacional e Corinthians - todos vindos da Libertadores -, além de Athletico Paranaense - atual campeão da Copa do Brasil -, Fortaleza - campeão da Copa do Nordeste - e Bragantino - campeão da Série B.

Vindos da Quarta Fase há Ceará, algoz do Brusque, Vasco, que eliminou o rival Botafogo, e Atlético Goiaiense, que virou no final sobre o Fluminense. Os confrontos serão conhecidos através de sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco, Santa Catarina e Paraná contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.