Portal Eventos
Notícias
Em 24 de junho de 2013 às 14:08

CBF desrespeita Estatuto do Torcedor ao não divulgar borderôs das Séries C e D

Entidade deixou de divulgar dez borderôs, mas o Sr. Goool não desistirá e exigirá os documentos como manda a Lei

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deveria dar exemplo as Federações, mas não é isso que acontece no quesito divulgação de súmulas e borderôs. A entidade nacional tem atrasado constantemente a atualização dos documentos das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro em seu site oficial.

Para piorar, a CBF desrespeita o Estatuto do Torcedor! Atualmente, a entidade - presidida por José Maria Marín - está em falta com dez borderôs das Séries C e D. São oito do terceiro escalão do futebol brasileiro e dois documentos da última divisão nacional.

Diz o Art. 5o do Capítulo II - Da Transparência na Organização - do Estatuto do Torcedor: "São asseguradas ao torcedor a publicidade e transparência na organização das competições administradas pelas entidades de administração do desporto, bem como pelas ligas de que trata o art. 20 da Lei no 9.615, de 24 de março de 1998".

E vai além do parágrafo IV "os borderôs completos das partidas; (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010)".

O Estatuto do Torcedor é de conhecimento da CBF. Há um link da Lei nº 10.671, de 15 de maio de 2003 no site oficial da entidade. O Sr. Goool entrou em contato diversas vezes com a ouvidoria da CBF e sentiu na pele o desrespeito para com os torcedores e imprensa.

O ouvidor geral das competições nacionais Roberto Sardinha se limitou a responder de forma mecânica e ensaiada. "Agradecemos sua mensagem cujo pedido está sendo copiado para as providências do setor competente da CBF".

Por diversas vezes, o Sr. Goool insistiu e insistirá na cobrança, mas até agora não houve solução. Você, torcedor-internauta, também pode cobrar a CBF. Está no Estatuto do Torcedor! Caso queira mandar e-mail ao Sr. ouvidor, o endereço é: ouvidoriacompeticoes.sardinha@cbf.com.br.

Confira os jogos que não tiveram o borderô divulgado pela CBF:

SÉRIE C

1ª rodada
Vila Nova 3 x 1 Grêmio Barueri
Sampaio Corrêa 5 x 1 Brasiliense
Águia 1 x 0 CRB
Caxias 2 x 1 Macaé

2ª rodada
Rio Branco 0 x 2 Fortaleza
Macaé 2 x 1 Madureira
Brasiliense 0 x 0 Baraúnas
Luverdense 1 x 1 Cuiabá

SÉRIE D

2ª rodada
Nacional 2 x 0 Plácido de Castro
Juventude 2 x 1 Marcílio Dias