Portal Eventos
Copa das Confederações
Em 20 de junho de 2013 às 17:48

Time B da Espanha conquista a maior goleada da história da Copa das Confederações

Atacante Fernando Torres foi o grande nome da partida ao marcar quatro tentos na goleada

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - O técnico Vicente del Bosque deu folga a maioria dos titulares e, mesmo assim, a Espanha conseguiu a maior goleada da história da Copa das Confederações ao bater a Seleção semi-amadora do Taiti, por 10 a 0. A partida válida pela 2ª rodada do Grupo B aconteceu, nesta quinta-feira, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

A maior diferença de gols no torneio era da Seleção Brasileira. Em 1997, a Seleção Canarinho meteu 6 a 0 na Austrália em plena decisão. Na segunda vez, em 1999, o Brasil também tinha feito o maior número de tentos em uma partida ao golear a Arábia Saudita, por 8 a 2. Mas nesta quinta, a Espanha acabou com os dois recordes brasileiros.

O atacante Fernando Torres foi o grande nome da partida ao marcar quatro gols. O jogador ainda perdeu um pênalti. David Villa, por sua vez, fez três tentos, contra dois de David Silva e um Juan Mata. Com o triunfo, a Espanha chegou à liderança com aproveitamento de 100%. Na rodada final, a Fúria Espanhola vai encarar a Nigéria. Eliminado, o Taiti enfrentará o Uruguai.

Das nove edições da Copa das Confederações, apenas em uma não houve goleada. O Sr. Goool só considera goleada, placares por quatro ou mais tentos de diferença. Em 2005, nenhuma Seleção foi capaz de golear. Mas naquela oportunidade, o torneio registrou a segunda melhor média de gols da história - 3,50 tentos por partida. Só perdeu para os 4,50 na primeira edição, em 1992.

Brasil e França - três vezes -, Espanha, Argentina e México - duas vezes -, além de República Tcheca e Arábia Saudita já golearam na Copa das Confederações. O recorde de goleadas foi registrado em 1999 com quatro placares elásticos. Dois anos antes foram três goleadas nas Copa das Confederações.

Histórico!
O Brasil, com três títulos, é o maior vencedor da Copa das Confederações. A França aparece com duas conquistas, uma a mais do que Argentina, Dinamarca e México. Jamais uma Seleção venceu o torneio três vezes seguida. O Brasil é o atual bicampeão. Apenas México (1999) e França (2003) foram campeões em casa.

A Seleção Brasileira está no Grupo A ao lado do Japão (campeão da Copa da Ásia), México (campeão da Copa Ouro) e Itália (vice-campeã da Eurocopa). No Grupo B aparecem Espanha (campeã da Copa do Mundo), Uruguai (campeão da Copa América) Taiti (campeão da Copa das Nações da Oceania) e Nigéria (campeã da Copa Africana de Nações).

Confira as goleadas na Copa das Confederações:


1992

Argentina 4 x 0 Costa do Marfim

1995
Argentina 5 x 1 Japão

1997
México 5 x 0 Arábia Saudita
República Tcheca 6 x 1 Emirados Árabes
Brasil 6 x 0 Austrália

1999
México 5 x 1 Arábia Saudita
Arábia Saudita 5 x 1 Egito
Brasil 4 x 0 Alemanha
Brasil 8 x 2 Arábia Saudita

2001
Coreia do Sul 0 x 5 França
França 4 x 0 México

2003
França 5 x 0 Nova Zelândia

2009
Nova Zelândia 0 x 5 Espanha

2013
Taiti 1 x 6 Nigéria
Espanha 10 x 0 Taiti