Portal Eventos
Brasileirão Feminino Série A1
Em 07 de fevereiro de 2020 às 09:27

Brasileirão Feminino terá domínio paulista; Oito estados contarão com representantes

Metade dos participantes da categoria na edição 2020 será do estado de São Paulo

da Redação -

São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A1 de futebol feminino começará neste sábado com um jeitão de Paulistão. Afinal, oito dos 16 clubes são do estado de São Paulo. A principal divisão da categoria contará com representantes de oito estados. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão no Sr. Goool.

A atual campeã é a Ferroviária que venceu a final contra o Corinthians. Sem falar que o São Paulo obteve o acesso com direito a título da Série A2. Os paulistas, aliás, ainda ganharam o reforço do Palmeiras. Pela primeira, os quatro chamados grandes estarão lado a lado. Afinal, o Santos segue forte com seu time.

Além de São Paulo, só o Rio Grande do Sul contará com mais de um participante na elite nacional. O Grêmio conquistou o acesso no ano passado e encontrará o Internacional. O Flamengo, por sua vez, representará o Rio de Janeiro. O Mengo é o único clube fora de São Paulo a ter ganho o título do Brasileirão Feminino.

 São Paulo engrossou a lista de paulistas no Brasileirão Feminino Série A1!Lucas Figueiredo / CBFSão Paulo engrossou a lista de paulistas no Brasileirão Feminino Série A1!
Bem diferente!
Minas Gerais também terá clube na Série A1. Se o Cruzeiro masculino foi rebaixado para a Série B, as mulheres foram vice-campeãs na Série A2 e jogarão a principal divisão do Brasileirão da categoria. Outra dessas curiosidades da bola vem de Santa Catarina que não terá clubes no Brasileirão pela primeira vez nos pontos corridos, mas no feminino contará com o Kindermann.

Entre os baianos há uma troca. No masculino, o Bahia está na Série A, mas no feminino é o Vitória que jogará a 1ª divisão. Já Distrito Federal e Amazonas que não passam nem perto do Brasileirão masculino, terão Minas Brasília e Iranduba, respectivamente, no feminino.

Campeões!

A Ferroviária-SP é a maior campeã do Brasileirão Feminino com dois títulos (2014 e 2019). Centro Olímpico-SP (2013), Rio Preto-SP (2015), Flamengo-RJ (2016), Santos-SP (2017) e Corinthians-SP (2018) ostentam um título cada. O estado de São Paulo acumula seis voltas olímpicas e o Rio de Janeiro tem uma.

Regulamento:
Os 16 clubes se enfrentarão em turno único. Os quatro piores colocados serão rebaixados à Série A2, enquanto os oito melhores avançarão ao mata-mata.

Quartas de final, semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta. Os critérios de desempate no mata-mata serão: pontos, saldo de gols e pênaltis.

Nas quartas de final, os duelos serão entre 1ºx8º, 2ºx7º e assim por diante. Nas semifinais, os embates serão entre 1ºou8º x 4ºou5º e 2ºou7º x 3ºou6º.

O mando de campo no jogo de volta pelo mata-mata será dos clubes com a maior pontuação no geral e na somatória das fases, maior número de vitórias e maior saldo de gols.

O campeão terá vaga na Libertadores 2021.

Confira os clubes do Brasileirão Feminino separados por estados:

SÃO PAULO

Ferroviária
Corinthians
Santos
São José
São Paulo
Palmeiras
Ponte Preta
Osasco Audax

RIO GRANDE DO SUL

Internacional
Grêmio

RIO DE JANEIRO

Flamengo

MINAS GERAIS

Cruzeiro

SANTA CATARINA

Kindermann

BAHIA

Vitória

DISTRITO FEDERAL

Minas Brasília

AMAZONAS

Iranduba