Portal Eventos
Notícias
Em 18 de junho de 2013 às 18:20

Atual campeão da Série C, Oeste pode conquistar feito inédito no Brasileirão

Apenas Oeste, América Mineiro e Joinville conseguiram dois acessos seguidos de 2009 para cá

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Oeste terá a oportunidade de conquistar, em 2013, o terceiro acesso consecutivo no Campeonato Brasileiro. Tal feito já esteve nos pés de América Mineiro e Joinville que não conseguiram chutar para o gol. O clube paulista disputa a Série B dois anos após ingressar na última divisão nacional.

Em 2011, o Oeste garantiu presença na Série D ao conquistar o Título do Interior no Campeonato Paulista. O clube rubro-negro não decepcionou a cidade de Itápolis e, com a quarta melhor campanha da competição, obteve o acesso à Série C. O desempenho no terceiro escalão do futebol nacional foi ainda melhor.

O Rubro-negro paulista não precisou de adaptação na Série C. Ao se classificar para as quartas-de-final, o Oeste surpreendeu o Fortaleza e alcançou o acesso. O clube de Itápolis ainda passou pela Chapecoense, nas semifinais, e pelo Icasa, na decisão, para garantir o inédito título nacional.

Na Série B - antes da paralisação para a Copa das Confederações -, o Oeste ocupa o décimo lugar com oito pontos - quatro a menos do que a zona de acesso. O time do técnico Roberto Cavalo atuou quatro vezes em casa com duas vitórias, um empate e uma derrota, além de uma igualdade e um tropeço fora de casa. No retorno da Série B, o Oeste enfrentará o Palmeiras, fora de casa, em 6 de julho, às 16h20, pela 7ª rodada.

Lembra?!
Enquanto não obtém o terceiro acesso seguido, o Oeste já igualou os feitos de América Mineiro e Joinville. Apenas estes três clubes - de 2009 para cá - conquistaram dois acessos consecutivos. Mas a façanha do clube de Belo Horizonte é mais significativa.

Os pulos do Coelho chegaram à elite do Brasileirão. O América saiu da Série C para a Série B em 2009. No ano seguinte, o clube voltou a subir de divisão e passou a disputar a Série A. Já a trajetória do Joinville é parecida com a do Oeste. O JEC obteve o acesso na Série D em 2010. No ano seguinte, o clube catarinense subiu para a Série B com direito a título no terceiro escalão da bola.

Icasa, Chapecoense e Paysandu - clubes da Série B -, Sampaio Corrêa, CRAC, Baraúnas e Mogi Mirim - clubes da Série C - também sonham com o segundo acesso seguido. O trio subiu da Série C no ano passado. O quarteto, por sua vez, conquistou o acesso na Série D em 2012.