Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 20 de janeiro de 2020 às 22:48

Libertadores terá dois vice-campeões já na Primeira Fase que será aberta nesta terça-feira

Seis clubes se enfrentarão pelas últimas três vagas da Segunda Fase do torneio sul-americano

da Redação -

São Paulo - A Primeira Fase da Libertadores, na teoria, conta com clubes estreantes e mais fracos. Em 2020, porém, não é bem assim. O Progreso, do Uruguai, até irá debutar no torneio sul-americano, mas Universitario e Barcelona conhecem bem o caminho da final. A atual temporada será aberta nesta terça-feira. A tabela completa e o regulamento já estão disponíveis no Sr. Goool.

O Universitario abrirá a Libertadores às 19h15 (horário de Brasília) contra o Carabobo na Venezuela. O clube peruano foi finalista do torneio mais importante da América do Sul em 1972, quando perdeu para o argentino Independiente. O Barcelona, por sua vez, esteve duas vezes na decisão.

Em 1990, o algoz foi o paraguaio Olímpia. Oito anos depois, o Vasco venceu os equatorianos. Em 2020, o Barcelona tentará passar pelo Progreso. O primeiro duelo será no Uruguai. O outro embate da Primeira Fase será entre o boliviano San José e o paraguaio Guaraní. O vencedor deste confronto enfrentará o Corinthians. O classificado de Progreso e Barcelona pegará o Sporting Cristal. Já o melhor de Carabobo e Universitario desafiará o Cerro Porteño.

 Barcelona já esteve em duas finais, mas em 2020 terá que disputar a Primeira Fase da Libertadores!Barcelo / DivulgaçãoBarcelona já esteve em duas finais, mas em 2020 terá que disputar a Primeira Fase da Libertadores!
Campeões!
A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 19, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Atlético Nacional e Flamengo. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.

Regulamento:
A Libertadores 2020 contará com 47 clubes. Na fase inicial, em mata-mata, seis representantes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.

Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.

Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Sul-americana.

Maior pontuação, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de gols marcados fora de casa e ranking da CONMEBOL serão os critérios para definir os dois classificados à Sul-americana.

Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.

A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta.

A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.