Portal Eventos
Notícias
Em 10 de janeiro de 2020 às 08:13

Confira a data de abertura dos Estaduais 2020; Cinco com clubes do Brasileirão não respeitarão o calendário da CBF

Entidade programou o início destas competições para 22 de janeiro, mas algumas começarão antes

da Redação -

São Paulo - Cinco Campeonatos Estaduais que contarão com clubes da Série A do Brasileirão não respeitarão o calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a temporada 2020. A entidade programou o início destas competições para 22 de janeiro, mas algumas começarão antes. Cariocão e Cearense, aliás, já colocaram a bola para rolar.

O Campeonato Carioca teve início no ano passado sem os chamados grandes. O Cearense deu a largada no início de janeiro e também sem a dupla da capital. Paranaense e Pernambucano, entre aqueles com clubes da elite nacional, serão os próximos a começar, em 18 de janeiro. O Mineiro também pisará na bola este ano e abrirá a temporada em 21 de janeiro.

 Campeonato Carioca foi o primeiro Estadual de 2020 a colocar a bola para rolar!Márcio Menezes / AméricaCampeonato Carioca foi o primeiro Estadual de 2020 a colocar a bola para rolar!
Gaúcho, Goiano e Paulista, por outro lado, respeitarão o calendário da CBF. Esses três Estaduais têm clubes do Brasileirão. O Baiano também entrou nos trilhos. A estreia seria em 15 de janeiro, mas a pedido da TV, o torneio começará dia 22. A maioria dos Campeonatos Estaduais do Nordeste, porém, começará antes da data estipulada da CBF por conta da Copa do Nordeste, organizada pela própria entidade nacional. O Sergipano, por exemplo, terá início neste sábado. Já o Potiguar vai para a 3ª rodada.

Os Campeonatos Rondoniense e Acreano darão a largada apenas em fevereiro. Em Rondônia a bola vai rolar em 1º de fevereiro e no Acre terá jogo dia 2. Apenas os Estaduais Amapaense e Roraimense, por outro lado, ainda não divulgaram suas tabelas para a temporada 2020.

Confira o início dos Campeonatos Estaduais em 2020:

Sergipano - 11 de janeiro
Piauiense - 17 de janeiro
Paraense - 18 de janeiro
Paranaense - 18 de janeiro
Pernambucano - 18 de janeiro
Paraibano - 19 de janeiro
Mato-grossense - 21 de janeiro
Mineiro - 21 de janeiro
Alagoano - 22 de janeiro
Amazonense - 22 de janeiro
Baiano - 22 de janeiro
Catarinense - 22 de janeiro
Gaúcho - 22 de janeiro
Goiano - 22 de janeiro
Paulista - 22 de janeiro
Sul-mato-grossense - 22 de janeiro
Brasiliense - 25 de janeiro
Capixaba - 25 de janeiro
Maranhense - 25 de janeiro
Tocantinense - 25 de janeiro
Rondoniense - 1 de fevereiro
Acreano - 2 de fevereiro