Portal Eventos
Pernambucano Série A1
Em 07 de janeiro de 2020 às 09:25

Náutico tentará repetir Sport para voltar a conquistar o Estadual Pernambucano

Timbu foi campeão da Série C do Brasileirão e, agora, quer fazer a festa no próprio estado

da Redação -

Pernambuco - O Náutico foi campeão nacional pela primeira vez ao vencer a Série C do Campeonato Brasileiro em 2019. Agora, o Timbu quer levantar mais um troféu. A disputa no Estadual Pernambucano começará em 19 de janeiro, às 16 horas, no Estádio dos Aflitos, em Recife, contra o rival Sport. Justamente o clube que o Timbu tentará imitar.

O Leão da Ilha registra a volta olímpica do Brasileirão da Série A de 1987. No ano seguinte, o Rubro-negro manteve o fôlego e faturou o Estadual Pernambucano. Em 1990, o Sport voltou a ser campeão nacional. Na temporada seguinte ao título da Série B, o Rubro-negro também fez festa em Pernambuco.

Se o Sport é um exemplo a ser seguido, o Santa Cruz não poderá servir de espelho. O Santinha faturou a inédita Série C em 2013, mas em 2014 sequer brigou pelo Estadual. O título ficou com o Sport e o vice com o Náutico. O Timbu venceu o Estadual pela última vez em 2018. O Sport é o atual campeão, enquanto o Santa Cruz está na seca desde 2016.

 Após o inédito título nacional, torcida do Náutico que vibrar por um título Estadual!Léo Lemos / NáuticoApós o inédito título nacional, torcida do Náutico que vibrar por um título Estadual!
No Pernambucano 2020, os dez clubes se enfrentarão na Primeira Fase em turno único. Os seis melhores colocados avançarão de fase, sendo que o líder e o vice-líder já estarão garantidos na semifinal. Os quatro últimos colocados, enquanto isso, se enfrentarão em um Quadrangular de turno único. Os dois piores colocados serão rebaixados à Série A2.

O campeão terá vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2021. O vice-campeão se classificará à Copa do Brasil. O clube que mais somar pontos na Primeira Fase terá vaga na Copa do Brasil. Os três melhores clubes da Primeira Fase estarão garantidos na Série D 2021.