Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 19 de dezembro de 2019 às 10:25

Só dois campeões disputarão a Sul-americana 2020; Tabela detalhada no Sr. Goool

Argentinos deram voltas olímpicas em cima de brasileiros e, agora, querem mais um troféu

da Redação -

São Paulo - Os argentinos Independiente e Lanús serão os dois únicos campeões que disputarão a edição 2020 da CONMEBOL Sul-americana, segundo levantamento do Sr. Goool. O segundo torneio mais importante da América do Sul conta com 15 vencedores. A tabela completa e detalhada - com datas, horários e locais - já está disponível no Sr. Goool.

O Independiente é o maior campeão da Sul-americana ao lado do Boca Juniors. Só a dupla venceu mais de uma vez o torneio. O Rojo, campeão em 2010 e 2017, terá como desafiante inicial o estreante Fortaleza. O jogo de ida acontecerá em 13 de fevereiro, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda.

O Lanús também será mandante na ida. O clube da cidade homônima receberá a Universidad Católica, do Equador, em 12 de fevereiro, às 19h15, na La Fortaleza. O Lanús ostenta o título de 2013. Tanto Lanús, como Independiente foram campeões em cima de brasileiros. O Lanús bateu a Ponte Preta, enquanto o Rojo superou Goiás e Flamengo.

E o Brasil será representado por seis clubes na Sul-americana. Além do Fortaleza, o Fluminense estreará em casa contra o Unión La Calera, do Chile, o Vasco ainda aguarda o desafiante boliviano, o Atlético Mineiro visitará o Unión, na Argentina, o Goiás irá ao Paraguai para pegar o Sol de América, e o Bahia receberá o paraguaio Nacional.

 Torcida quer mais um título do Independiente na CONMEBOL Sul-americana!Independiente / DivulgaçãoTorcida quer mais um título do Independiente na CONMEBOL Sul-americana!
Campeões!
A CONMEBOL Sul-americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos, Boca Juniors-ARG (2004 e 2005) e Independiente-ARG (2010 e 2017) são os maiores vencedores do torneio. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Universidade de Chile-CHI (2011), São Paulo (2012), Lanús-ARG (2013), River Plate-ARG (2014), Santa Fe-COL (2015), Chapecoense (2016), Atlético Paranaense (2018) e Independiente-EQU (2019) têm uma conquista cada.

Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com oito conquistas. O Brasil soma quatro títulos, contra dois do Equador e um de Chile, México, Peru e Colômbia.

Regulamento:
A CONMEBOL Sul-americana 2020 terá 54 clubes, sendo que dez terão vagas após eliminação na Libertadores. Na Primeira Fase, 44 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no formato de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.

A Segunda Fase terá os 22 clubes classificados na Primeira Fase, além de dez clubes da Libertadores - os dois com as melhores campanhas na Terceira Fase e os oito 3ºs colocados na Fase de Grupos. Esta fase também será eliminatória em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.

Com o mesmo formato de ida e volta serão jogadas as oitavas, quartas, semis e final. A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio.

A final será em partida única e campo neutro. Em caso de empate, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão entrará diretamente na Fase de Grupos da Libertadores e ainda terá vagas na Recopa Sul-Americana e na Copa Suruga.