Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 18 de dezembro de 2019 às 07:31

Quatro grupos terão campeões da Libertadores e da Sul-americana; Grupo D terá três vencedores

Já o Grupo A chama a atenção por ter os atuais campeões da Liberta e da Sula

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Grupo D, não importa o lado que se olhe, é o Grupo da Morte na Libertadores 2020. Aquela chave terá três campeões da Liberta e três vencedores da Sul-americana. Ao todo, quatro grupos contarão com campeões dos dois torneios mais importantes da CONMEBOL, segundo levantamento do Sr. Goool.

O Grupo D registra 11 títulos, sendo oito da Libertadores e três da Sul-americana. O River Plate, atual vice-campeão, acumula quatro títulos do torneio mais desejado da América do Sul, um a mais do que o São Paulo. Já a LDU deu uma volta olímpica. Todos os três foram campeões da Sul-americana em uma oportunidade.

 Campeões da Libertadores e da Sul-americana em busca do troféu mais desejado da América do Sul!Alexandre Vidal / CONMEBOL Campeões da Libertadores e da Sul-americana em busca do troféu mais desejado da América do Sul!
O Grupo H, em quantidade, vem logo atrás. São oito troféus, todos vencidos pelo cabeça de chave Boca Juniors. Os argentinos foram campeões seis vezes da Libertadores e duas da Sul-americana. No Grupo C, enquanto isso, há sete títulos e três campeões. O Peñarol tem cinco Liberta, contra uma do Colo-Colo. O Athletico Paranaense, enquanto isso, acrescenta uma Sula.

O Grupo A, por sua vez, chama a atenção por ter os atuais campeões da Libertadores e da Sul-americana. O Flamengo venceu a Liberta e o Independiente-EQU faturou a Sul-americana. Em todos os outros grupos há campeões da Libertadores. Os Grupos F (Nacional-URU e Racing) e G (Olímpia e Santos) têm dois cada.

Campeões da Libertadores!
A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 19, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Atlético Nacional e Flamengo. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.

Campeões da Sul-americana!
A CONMEBOL Sul-americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos, Boca Juniors-ARG (2004 e 2005) e Independiente-ARG (2010 e 2017) são os maiores vencedores do torneio. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Universidade de Chile-CHI (2011), São Paulo (2012), Lanús-ARG (2013), River Plate-ARG (2014), Santa Fe-COL (2015), Chapecoense (2016), Atlético Paranaense (2018) e Independiente-EQU (2019) têm uma conquista cada.

Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com oito conquistas. O Brasil soma quatro títulos, contra dois do Equador e um de Chile, México, Peru e Colômbia.

Confira a quantidade de títulos grupos por grupo na Libertadores:

Grupo A (3)

2 Libertadores
1 Sul-americana

Grupo B (1)

1 Libertadores

Grupo C (7)

6 Libertadores
1 Sul-americana

Grupo D (11)

8 Libertadores
3 Sul-americana

Grupo E (3)

3 Libertadores

Grupo F (4)

4 Libertadores

Grupo G (6)

6 Libertadores

Grupo H (8)

6 Libertadores
2 Sul-americana