Portal Eventos
Gaúcho 1ª Divisão
Em 03 de dezembro de 2019 às 09:27

Gauchão 2020 terá nova fórmula, mas FGF divulga tabela só do 1º turno; Simulador no Sr. Goool

Ou seja, ainda não há data para o primeiro Gre-Nal da próxima temporada

da Redação -

Rio Grande do Sul - O Campeonato Gaúcho 2020 voltará a ter grupos. Desta vez, o Estadual terá um jeitão de Cariocão com dois turnos e duas finais. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF), no entanto, divulgou os jogos apenas do 1º turno. Ou seja, ainda não há data para o primeiro Gre-Nal. A tabela, o regulamento e o simulador de jogos já estão no Sr. Goool.

O atual campeão Grêmio está no Grupo B e terá a força da torcida na estreia contra o Caxias na semana de 22 de janeiro. O Internacional, por sua vez, será a força do Grupo A e jogará a primeira como visitante, em Caxias do Sul, ante o Juventude. Serão três partidas por grupo e seis jogos por rodada.

Esportivo e Ypiranga serão as novidades de 2020. A dupla obteve o acesso e pegou as vagas dos rebaixados Avenida e Veranópolis. O Ypiranga está no Grupo A e estreará contra o São Luiz em Erechim. O Esportivo, no Grupo B, medirá forças ante o São José, em Porto Alegre.

 Grêmio começará a defesa do título no Gauchão 2020 diante da sua torcida!Lucas Uebel / GrêmioGrêmio começará a defesa do título no Gauchão 2020 diante da sua torcida!
Regulamento:
O Campeonato Gaúcho contará com 12 clubes divididos em dois grupos. No 1º turno, os confrontos apenas de ida serão dentro dos próprios grupos. Os dois melhores de cada grupo avançarão às semifinais.

No 2º turno, os clubes do Grupo A pegarão os rivais no Grupo B em partidas únicas. Os dois melhores de cada grupo avançarão às semifinais.

Os campeões dos dois turnos decidirão o título do Gauchão. Se um mesmo clube vencer os dois turnos será declarado campeão de 2020. Os dois últimos colocados na classificação geral, enquanto isso, serão rebaixados.

Os três melhores colocados terão vagas garantidas na Copa do Brasil 2021. O melhor colocado, entre aqueles que não participarão das Séries A, B ou C, terá vaga na Série D do Brasileirão 2021.