Portal Eventos
Amazonense Série A
Em 27 de novembro de 2019 às 12:01

Amazonense 2020 terá clube fundado em maio de 2019; Tabela e simulador no Sr. Goool

Manaus, outro novato, buscará o inédito tetracampeonato estadual

da Redação -

Amazonas - O Amazonas disputará pela primeira vez o Campeonato Amazonense. A Onça Pintada, como o clube é conhecido e faz questão de ostentar em seu escudo, foi fundado apenas em 23 de maio de 2019 e já garantiu o acesso para estar entre os melhores do estado. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão no Sr. Goool.

A estreia do Amazonas será contra o Fast Clube fora de casa. O Amazonas Futebol Clube, aliás, tentará bater o feito do Manaus, atual tricampeão. O Gavião, fundado em 2013, foi campeão quatro anos depois. Agora, o Manaus buscará o tetra. O primeiro desafio será ante o São Raimundo.

Amazonas e São Raimundo pegaram as vagas dos rebaixados Rio Negro e Sul América. A Federação Amazonense de Futebol (FAF) manteve o longo regulamento com dois turnos e mata-mata. O Estadual, ao menos, respeitará o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com jogos entre 22 de janeiro e 26 de abril.

 Manaus começará a defesa do tricampeonato amazonense ante o São Raimundo diante da torcida!Antônio Assis / FAFManaus começará a defesa do tricampeonato amazonense ante o São Raimundo diante da torcida!
Regulamento:
Os oito clubes se enfrentarão no 1º turno em jogos de ida. Os quatro melhores colocados se classificarão ao mata-mata. Na semifinal (1º x 4º e 2º x 3º) os confrontos serão em partidas únicas. Os donos das melhores campanhas poderão decidir em casa e ter a vantagem do empate. A final também será em partida única e com o mesmo critério.

No 2º turno, com jogos de volta, os clubes voltarão a se enfrentar. Os quatro melhores colocados se classificarão ao mata-mata. Na semifinal (1º x 4º e 2º x 3º) os confrontos serão em partidas únicas. Os donos das melhores campanhas poderão decidir em casa e ter a vantagem do empate. A final também será em partida única e com o mesmo critério.

Os campeões do turno e do returno farão a final do Estadual em jogos de ida e volta. O dono da melhor campanha nos dois turnos poderá decidir em casa. Agora, se os vencedores de turnos forem uma EPD da Capital e outra EPD do Interior, a primeira partida será realizada no interior e a segunda na Arena da Amazônia, independente dos critérios técnicos classificatórios. Caso o mesmo clube vença os dois turnos será declarado campeão.

O campeão terá vagas na Copa do Brasil, Série D do Brasileirão e Copa Verde 2021. Já os dois piores colocados na somatória dos dois turnos serão rebaixados à Série B.