Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 26 de novembro de 2019 às 08:27

Flamengo repete Atléticos e fatura Libertadores com o melhor ataque

Rubro-negro foi campeão com 24 gols, sendo 20 como mandante e quatro como visitante

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - O Flamengo é apenas o 3º campeão a dar a volta olímpica na Libertadores com o melhor ataque nesta década, segundo levantamento do Sr. Goool. O Mengo repete os Atléticos Mineiro em 2013 e Nacional em 2016. O título rubro-negro foi obtido, no último sábado, com a virada em cima do River Plate (2 a 1). Esta decisão foi a primeira definida em partida única e campo neutro - Estádio Monumental "U", em Lima, no Peru.

Gabriel Barbosa, mais conhecido como Gabigol, marcou os dois gols do título. O Flamengo foi campeão com 24 gols, sendo 20 como mandante e quatro como visitante. Apenas em três dos 13 jogos o clube brasileiro não balançou as redes. Em compensação, os comandados de Jorge Jesus estufaram o barbante adversário três ou mais vezes em três duelos.

O Atlético Nacional havia sido o último campeão dono do melhor ataque da Libertadores. Há três anos, os colombianos faturaram o torneio mais importante da América do Sul com 25 tentos. O Atlético Mineiro foi além em 2013. A primeira conquista do Galo teve 29 gols. Nenhum outro campeão nesta década conseguiu o título e o melhor ataque.

 Gabigol fez os gols do título do Flamengo, dono do melhor ataque da Libertadores 2019!Alexandre Vidal / FlamengoGabigol fez os gols do título do Flamengo, dono do melhor ataque da Libertadores 2019!
Campanha rubro-negra!
A atual conquista foi garantida com sete vitórias (cinco em casa, uma fora e uma em campo neutro), três empates como visitante e três derrotas (uma ao lado da torcida e duas fora), além de 24 gols a favor e dez tentos tomados. Aproveitamento de 61,5%. Líder no grupo que tinha LDU-EQU, Peñarol-URU e San José-BOL, o Flamengo passou por Emelec-EQU nas oitavas, Internacional nas quartas, Grêmio nas semis e River Plate na final.

A Libertadores contabilizou 155 jogos com 79 vitórias dos mandantes, 35 triunfos dos visitantes e 41 empates. Houve ainda 365 gols, sendo 233 dos donos da casa e 132 dos visitantes. Média de 2,35 tentos por partida. A vitória dos mandantes, por 1 a 0, foi o resultado mais repetido - 19 vezes.