Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 23 de novembro de 2019 às 18:55

Gabigol vira, Flamengo desbanca River Plate e encerra o 3º maior jejum de títulos da Libertadores

Pela 2ª vez na final, Rubro-negro derrubou hiato de quase 40 anos e faturou seu 2º título

Rodolfo Brito São Paulo-SP

 Libertadores demorou longos 38 anos, mas voltou para as mãos dos flamenguistas!Alexandre Vidal / Marcelo Cortes / Paula Reis / FlamengoLibertadores demorou longos 38 anos, mas voltou para as mãos dos flamenguistas!
Rio de Janeiro - O Flamengo é novamente campeão da Libertadores! A torcida rubro-negra esperou 38 anos para voltar a soltar o grito entalado na garganta. Coube a Jorge Jesus direcionar os brasileiros ao caminho correto da esperada volta olímpica. E o título foi logo em cima do River Plate que buscava o bicampeonato. Na primeira final única e em campo neutro - Estádio Monumental "U", em Lima, no Peru -, o Mengo bateu os hermanos, de virada, por 2 a 1, neste sábado. Gabigol fez aos 43 minutos e aos 46 minutos do 2º tempo, enquanto Borré abriu o marcador para os Millonarios. Além do título, o Fla obteve vagas no Mundial de Clubes 2019 e na Recopa Sul-americana 2020.

O hiato de títulos do Flamengo é o 3º maior registrado na história do torneio mais importante da América do Sul, segundo levantamento do Sr. Goool. A maior espera foi do Santos. Bicampeão em 1962 e 1963, o Peixe só voltou a levantar o troféu em 2011, após longos 48 anos. O Estudiantes, por sua vez, superou o Fla por um ano. Foram 39 entre as conquistas de 1970 e 2009.

Sem falar que o Flamengo ainda repetiu Santos e Estudiantes ao ganhar títulos em dois séculos diferentes. Além do trio, Boca Juniors, River Plate, Olímpia, São Paulo, Grêmio e Atlético Nacional também deram voltas olímpicas nos séculos XX e XXI.

O atual título do clube carioca foi garantido com sete vitórias (cinco em casa, uma fora e uma em campo neutro), três empates como visitante e três derrotas (uma ao lado da torcida e duas fora), além de 24 gols a favor e dez tentos tomados. Aproveitamento de 61,5%. Líder no grupo que tinha LDU-EQU, Peñarol-URU e San José-BOL, o Flamengo passou por Emelec-EQU nas oitavas, Internacional nas quartas, Grêmio nas semis e River Plate na final.

Curiosidades!
O Flamengo colocou o Brasil na decisão pela 32ª vez, segundo levantamento do Sr. Goool. Os brasileiros, porém, estiveram na briga direta pelo título pela 34ª vez. Em 2005 e 2006, a decisão foi verde e amarela. Há 14 anos, o São Paulo foi campeão em cima do Athletico Paranaense. No ano seguinte, o mesmo Tricolor amargou o vice ao cair diante do Internacional.

No geral, o Brasil acumula 19 conquistas e 15 vices. Ao todo, dez clubes brasileiros já deram a volta olímpica, sendo que sete estiveram em mais de uma final e seis foram campeões mais de uma vez.

Campeões!
A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 19, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Atlético Nacional e Flamengo. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.