Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 13 de junho de 2013 às 14:47

RAIO-X SÉRIE D: Líder, Tupi tem média de quatro gols por jogo

Nacional, Gurupi, Goianésia, Tupi, Nova Iguaçu, Juventude e Londrina ostentam aproveitamento de 100%

da Redação -

Minas Gerais - O Tupi é o melhor clube da Série D do Campeonato Brasileiro. A boa fase nas duas rodadas iniciais se deve ao poderio ofensivo do clube mineiro. O Galo marcou oito tentos - melhor ataque da Edição 2013. Média de quatro gols por jogo.

Na 2ª rodada do Grupo A6, o Tupi fez 3 a 0 no Araxá. Antes, contra o Aracruz, o Tupi venceu, fora de casa, por 5 a 3, o rival capixaba. Em situação totalmente oposta, Araxá, Resende, Brasília, CSA e Potiguar estão na lanterna do quesito e ainda não balançaram as redes. A pior situação é do Araxá que já realizou duas partidas.

Em relação ao sistema defensivo, as congratulações devem ser dadas a Tiradentes e Nova Iguaçu. A dupla ainda não foi furada após dois jogos. Parnahyba e JMalucelli, por outro lado, pegaram a bola no fundo das redes em seis oportunidades. O clube piauiense, por incrível que pareça, não está na lanterna do Grupo A2. O Parnahyba aparece no terceiro lugar com três pontos - mesma pontuação do Gurupi que está na zona de classificação.

Nacional, Gurupi, Goianésia, Tupi, Nova Iguaçu, Juventude e Londrina são os únicos clubes que ainda ostentam aproveitamento de 100%.

Mais números...
A Série D, até aqui, já contabilizou 94 gols, sendo 60 dos mandantes e 34 dos visitantes. Média modesta de 2,94 tentos por partida. A única goleada registrada na Edição 2013 foi a vitória do Salgueiro, por 4 a 0, sobre o Parnahyba. O Sr. Goool só considera goleada, placares por quatro ou mais gols de diferença.

O empate, por 1 a 1, é o placar mais repetido da Edição 2013 da Série D. O resultado esteve presente em cinco partidas, uma a mais do que o triunfo dos visitantes, por 2 a 1. Mas o jogo mais emocionante foi o 4 a 4 entre Lajeadense e JMalucelli, pela 1ª rodada do Grupo A8.

Hoje os classificados para as oitavas-de-final seriam: Nacional-AM, Paragominas-PA, Salgueiro-PE, Gurupi-TO, Tiradentes-CE, Central-PE, Sergipe-SE, Vitória da Conquista-BA, Aparecidense-GO, Goianésia-GO, Tupi-MG, Nova Iguaçu-RJ, Juventude-RS, Santo André-SP, Metropolitano-SC e Londrina-PR.

Os 40 clubes serão divididos em oito grupos com cinco representantes cada. Dentro dos seus próprios grupos, os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão às oitavas-de-final.

A partir das oitavas-de-final, os clubes disputarão vaga na fase seguinte pelo sistema de mata-mata. Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série C. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.