Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 18 de setembro de 2019 às 23:26

Athletico Paranaense volta a vencer Inter, fatura inédita Copa do Brasil e encerra jejum nacional

Furacão se tornou o 16º clube a levantar o troféu na história do torneio de mata-mata

Rodolfo Brito São Paulo-SP

 Athletico Paranaense foi campeão pela primeira vez na Copa do Brasil ao se dar bem contra o Internacional!Miguel Locatelli / Athletico ParanaenseAthletico Paranaense foi campeão pela primeira vez na Copa do Brasil ao se dar bem contra o Internacional!
Paraná - Bicampeão do Campeonato Paranaense (2018 e 2019), campeão da Sul-americana (2018) e campeão da antiga Copa Suruga (2019). E tem mais! Agora, campeão da Copa do Brasil. Tudo isso em apenas dois anos. Este é o Athletico Paranaense do técnico Tiago Nunes que ganhou e deu outro status ao clube no futebol brasileiro. O Furacão, nesta quarta-feira, voltou a vencer o Internacional, desta vez, por 2 a 1, em pleno Beira-Rio, em Porto Alegre, conquistou pela primeira vez a Copa BR. Na ida, havia sido 1 a 0 para o Rubro-negro.

O Athletico Paranaense é o 16º campeão diferente do torneio de mata-mata. Com o troféu, os paranaenses embolsaram R$ 52 milhões, enquanto o vice-campeão ficou com R$ 21 milhões. Sem falar que o Athletico ainda garantiu vaga na Libertadores de 2020 e também na recém-criada Supercopa do Brasil, desafio entre os campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão que acontecerá no início do próximo ano.

O mais novo título obtido pelo clube de Curitiba encerra jejum de 18 anos sem festejar nacionalmente. O Athletico ostenta a volta olímpica do Brasileirão de 2001 e o vice da Copa do Brasil de 2013. Sem falar que o Furacão é o primeiro representante do Paraná a faturar o segundo torneio mais importante do país. Os paranaenses, até então, tinham três vices.

A caminhada do Athletico, nesta Copa do Brasil, começou ante o Fortaleza nas oitavas de final, passou pelo Flamengo nas quartas e pelo Grêmio nas semifinais até chegar ao Internacional na final. São quatro vitórias (três em casa e uma fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de oito gols a favor e cinco tentos tomados. Aproveitamento de 62,5%.

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco, Santa Catarina e Paraná contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.