Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 09 de setembro de 2019 às 21:52

Juventude atropela Imperatriz e salva a pele do Rio Grande do Sul com acesso na Série C

Clube de Caxias do Sul se juntou a Confiança, Sampaio Corrêa e Náutico ao subir para a Série B

Rodolfo Brito São Paulo-SP

 Juventude atropelou o Imperatriz e voltou à Série B um ano após o rebaixamento!Arthur Dallegrave / JuventudeJuventude atropelou o Imperatriz e voltou à Série B um ano após o rebaixamento!
Rio Grande do Sul - O Rio Grande do Sul chegou às quartas de final com três clubes, mas festejou apenas um acesso na Série C do Campeonato Brasileiro. A vitória do Juventude, nesta segunda-feira, foi em grande estilo, com um sonoro 4 a 0 sobre o Imperatriz no Estádio Alfredo Jaconni, em Caxias do Sul. Antes dos gaúchos, apenas nordestinos haviam subido para a Série B.

Dois deles, por sinal, eliminaram representantes do Rio Grande do Sul. O Confiança obteve acesso inédito ao Sergipe ao despachar o Ypiranga. O Sampaio Corrêa, por sua vez, garantiu sua terceira vaga desde 2009 ao eliminar o São José. Já o acesso do Náutico foi ante o Paysandu nos pênaltis.

Agora, o Rio Grande do Sul acumula três acessos. Os dois primeiros foram do Brasil em 2015 e do próprio Juventude em 2016. Os gaúchos igualam Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Maranhão - todos com três subidas. Ao todo, 15 estados já festejaram acessos na Série C desde 2009. O recorde é de São Paulo com sete, dois a mais do que Minas Gerais. Alagoas, enquanto isso, acumula quatro. Pará, Mato Grosso, Goiás e Paraná têm dois, ante um de Sergipe e Rio de Janeiro.

O acesso do Juventude foi obtido um ano após o rebaixamento no segundo escalão nacional. A campanha do Alviverde registrou oito vitórias (seis em casa e duas fora), oito empates (três como mandante e cinco como visitante) e quatro derrotas (uma ao lado da torcida e três fora), além de 24 gols a favor e 14 tentos tomados.

O Juventude, após o acesso, seguirá na busca pelo título da Série C. O Náutico será o adversário das semifinais. Do outro lado da chave, Sampaio Corrêa e Confiança farão um confronto nordestino.

Confira todos os clubes que subiram na Série C desde 2009:

2009

América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE

2010

ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE

2011

Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN

2012

Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA

2013

Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT e Vila Nova-GO

2014

Macaé-RJ, Paysandu-PA, Mogi Mirim-SP e CRB-AL

2015

Vila Nova-GO, Londrina-PR, Tupi-MG e Brasil-RS

2016

Boa Esporte-MG, Guarani-SP, ABC-RN e Juventude-RS

2017

CSA-AL, Fortaleza-CE, Sampaio Corrêa-MA e São Bento-SP

2018

Operário-PR, Bragantino-SP, Botafogo-SP e Cuiabá-MT

2019

Confiança-SE, Sampaio Corrêa-MA, Náutico-PE e Juventude-RS

 
"