Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 09 de junho de 2019 às 20:41

Série D define os confrontos da Segunda Fase; Melhor clube lutará contra retrospecto negativo

Primeira etapa de mata-mata ainda contará com jogos regionalizados na divisão

da Redação -

São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro conheceu, neste domingo, os 16 confrontos da Segunda Fase. A primeira etapa do mata-mata ainda contará com jogos regionalizados. A última divisão nacional já não tem mais participantes com 100%. Brusque, Jacuipense e Atlético Cearense tropeçaram nesta noite e perderam a melhor campanha. O melhor clube, entre os 68 integrantes, foi a Caldense que terá que lutar contra um retrospecto negativo, segundo levantamento do Sr. Goool. Os clubes à esquerda decidirão a vaga em casa.




São Raimundo-RRxSão Raimundo-PA
Manaus-AMxReal Ariquemes-RO
Moto Club-MAxFloresta-CE
Atlético Cearense-CExBragantino-PA
América de Natal-RNxBahia de Feira-BA
Jacuipense-BAxCentral-PE
Fluminense de Feira-BAxSalgueiro-PE
Itabaiana-SExASA-AL
Iporá-GOxUnião-MT
Patrocinense-MGxJuazeirense-BA
Caldense-MGxItuano-SP
Brasiliense-DFxVitória-ES
Novorizontino-SPxBoavista-RJ
Brusque-SCxHercílio Luz-SC
Cianorte-PRxFerroviária-SP
Avenida-RSxCaxias-RS

As últimas quatro edições da Série D tiveram o atual formato com 68 clubes. Apenas na última temporada o melhor clube da fase de grupos obteve o acesso. O São José, em 2018, venceu todos os seus seis primeiros duelos e depois conseguiu subir para a Série C. O mesmo, porém, não ocorreu com Altos e América de Natal.

Os piauienses tiveram a melhor campanha em 2016. O Altos marcou 16 de 18 pontos possíveis, mas acabou tropeçando no mata-mata, nas oitavas de final ante o CSA. Em 2017, o América de Natal passou da Primeira Fase com 15 pontos, mas foi eliminado nas quartas de final pela Juazeirense. Agora, será a vez da Caldense que enfrentará o Ituano.

O clube de Minas Gerais bateu a Portuguesa e acumulou 16 pontos, um a mais do que Brusque, Jacuipense, Atlético Cearense e Boavista. O América de Natal, que fez a maior goleada da Série D - 8 a 0 sobre o Serrano -, foi um dos líderes da Primeira Fase, mas no geral terminou com 14 pontos. O paraense São Raimundo foi o pior líder entre os 17 e acabou no Bloco II. Fast Clube e Sinop, enquanto isso, tiveram as piores campanhas como 2ºs colocados e foram eliminados.

 América de Natal meteu 8 a 0 no Serrano e garantiu a liderança do seu grupo na Série D do Brasileirão!Lucas Mota / América de NatalAmérica de Natal meteu 8 a 0 no Serrano e garantiu a liderança do seu grupo na Série D do Brasileirão!
Regulamento:
Os confrontos da Segunda Fase terão os 32 clubes classificados separados em dois blocos. O melhor colocado do Bloco I pegará o pior colocado do Bloco II e assim sucessivamente. Serão jogos de ida e volta.

Bloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;

Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.

Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C. Os finalistas ainda decidirão o título da edição 2018.

 
"